Alemã Claudia Buch é a nova líder da supervisão da banca europeia

  • Joana Abrantes Gomes
  • 13 Setembro 2023

Com a nomeação da vice-presidente do Bundesbank para o Banco Central Europeu, a espanhola Nadia Calviño fica com mais hipóteses de liderar o Banco Europeu de Investimento.

Claudia Buch, atual vice-presidente do Deutsche Bundesbank, vai ser a principal supervisora financeira da Zona Euro, depois de ser nomeada para o cargo de presidente do Conselho de Supervisão do Banco Central Europeu (BCE), substituindo Andrea Enria nos próximos cinco anos, anunciou esta quarta-feira a instituição liderada por Christine Lagarde.

Juntamente com a outra candidata na corrida, a vice-governadora do Banco de Espanha, Margarita Delgado, a alemã foi ouvida pela comissão dos Assuntos Económicos e Monetários (ECON) do Parlamento Europeu em julho, que depois partilhou a sua avaliação ao Conselho do BCE.

A votação no Conselho do Banco Central Europeu foi secreta, tendo-se registado uma “maioria a favor de Claudia Buch”, escreve a instituição em comunicado. Falta agora que a escolha seja aprovada pelo Parlamento Europeu e o Conselho da União Europeia.

As declarações de Buch numa entrevista ao Financial Times fazem antever uma abordagem mais rigorosa à supervisão dos bancos da Zona Euro face ao italiano Andrea Enria, que abandona o cargo no início de 2024. Em julho, a candidata agora nomeada afirmou que era necessária uma “mentalidade mais crítica” na supervisão do setor, alertando que este ainda enfrenta riscos significativos devido às recentes perturbações macroeconómicas.

O Conselho de Supervisão do BCE nasceu em 2014 para harmonizar a supervisão bancária em todo o bloco, respondendo assim à crise da dívida soberana. O mecanismo supervisiona os 110 maiores bancos da Zona Euro, que, em Portugal, inclui a Caixa Geral de Depósitos, o Banco Comercial Português e o Novobanco.

A rejeição da candidatura da espanhola Margarita Delgado deverá aumentar as probabilidades da vice-primeira-ministra e ministra das Finanças de Espanha, Nadia Calviño, na corrida à presidência do Banco Europeu de Investimento (BEI), cuja discussão sobre a nomeação terá início na sexta-feira, num encontro do Ecofin.

Margrethe Vestager, vice-presidente executiva da Comissão Europeia com a pasta da Concorrência que tirou uma licença sem vencimento desde a última semana, é a principal concorrente de Nadia Calviño à liderança do BEI.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alemã Claudia Buch é a nova líder da supervisão da banca europeia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião