Portuguesa askblue nomeia partner para aposta nos seguros
A tecnológica e consultora portuguesa especializada no setor financeiro vira-se decididamente para os seguros. O novo partner Pedro Santos Gomes quer expandir presença tecnológica no setor.
A askblue, empresa de consultoria especializada no setor financeiro e em tecnologias de informação, vai apostar no setor segurador para expansão do seu negócio, revela Pedro Santos Gomes, novo partner da empresa para Financial Services and Insurance. Nesta nova área de Insurance, a aposta inicial da askblue passa por “construir uma equipa com forte domínio funcional do setor segurador, dos seus desafios e soluções”.
![](https://ecoonline.s3.amazonaws.com/uploads/2023/09/cropped-pedrosantosgomes_askblue1-scaled-1.jpg)
“Queremos replicar no setor segurador o que conseguimos alcançar no setor da banca. A askblue obtém grande parte da sua receita no setor de banca devido ao grande conhecimento de negócio nesta área, o que é um fator distintivo porque oferecemos mais do que tecnologia”, afirma Pedro Santos Gomes.
Para o novo partner “o setor segurador está em constante evolução, enfrentando vários desafios, alguns deles estruturantes. Por exemplo, geralmente as plataformas de gestão de seguros estão assentes em mainframes, que é uma tecnologia muito potente, mas cara. Assim, várias seguradoras estão a equacionar como sair dos mainframes. O maior custo das seguradoras vem, naturalmente, da gestão de sinistros, pelo que é constante a procura de otimização da sua gestão”.
Santos Gomes salienta ser “primordial uma gestão de risco muito dinâmica e eficaz. Sendo um setor com muita concorrência, principalmente em alguns ramos, como automóvel ou saúde, é essencial a dinamização da força de parceiros para garantir a subscrição e renovação de apólices”, acrescentando que “também nesta vertente a experiência do cliente, e dos próprios mediadores, ganha cada vez mais importância como fator diferenciador da concorrência – os clientes cada vez mais exigem às seguradoras qualidade na experiência, em todo o ciclo de vida, como exigem em outros setores”.
Segundo a gestor a empresa a askblue está a trabalhar “em algumas seguradoras” em algumas áreas do setor como canais e omni-canalidade, distribuição de produtos, streamlining de processos, analítica e aplicações core.
Criada em 2013, a askblue dobrou o volume de negócios de 10 milhões de euros em 2019, para 19,8 milhões de euros, em 2022. No ano passado, inaugurou dois escritórios no Brasil, em Goiânia e São Paulo. Pedro Santos Gomes aponta para o futuro da askblue, que já tem mais de 420 colaboradores, com uma aposta na expansão internacional da empresa, para além dos atuais 7% da faturação, com a consolidação do negócio no Brasil e outras geografias. Nos últimos anos, a askblue estabeleceu parcerias no Médio Oriente, nos Estados Unidos e nos Países Baixos – “regiões onde o potencial de expansão é grande”, conclui.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portuguesa askblue nomeia partner para aposta nos seguros
{{ noCommentsLabel }}