5 coisas que vão marcar o dia
Em dia de novos preços dos combustíveis, o Banco de Portugal apresenta propostas para melhorar os pagamentos a retalho, enquanto o Governo lança uma estratégia destinada às PME exportadoras.
A última semana do mês de setembro arranca com novos preços dos combustíveis, a par com o lançamento de uma estratégia do Governo para as pequenas e médias empresas exportadoras. Também o Banco de Portugal apresenta uma estratégia, mas destinada ao futuro dos pagamentos a retalho em Portugal. Destaque ainda para dados do Eurostat sobre as importações de energia na União Europeia.
Litro de gasóleo mais barato
Quem for abastecer o carro esta segunda-feira, verá que o litro de gasóleo está um cêntimo mais barato face à semana passada, num custo total de 1,795 euros. Para quem tem um automóvel a gasolina, poderá verificar o comportamento inverso, com o preço a aumentar um cêntimo, para 1,867 euros por litro. Note-se que estes preços já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras e a revisão das medidas fiscais temporárias para ajudar a mitigar o aumento dos preços dos combustíveis.
O futuro dos pagamentos a retalho em Portugal
Às 15 horas, o Banco de Portugal dá uma conferência de imprensa para apresentar a Estratégia Nacional para os Pagamentos de Retalho 2025. No documento, encontram-se propostas como estudar uma alteração legislativa que imponha a obrigação de as empresas aceitarem, em conjunto com o numerário, pelo menos um instrumento de pagamento eletrónico; implementar uma solução de request-to-pay (RTP) para as transferências (a crédito e imediatas); e dinamizar soluções de pagamento tap-to-phone e similares. A sessão realiza-se na nave do Museu do Dinheiro e conta com a presença de Hélder Rosalino, administrador do banco central.
Como evoluem as importações de energia na UE?
O Eurostat publica dados das importações de bens energéticos na União Europeia (UE) relativos ao segundo trimestre deste ano. Entre janeiro e março, a quota de importações de petróleo e outros produtos petrolíferos provenientes da Rússia caiu para 3,2%, uma quebra de 22,8 pontos percentuais face ao período homólogo. Em contrapartida, a UE virou-se para fornecimentos da Noruega, Arábia Saudita e EUA.
Governo lança estratégia ESG para PME exportadoras
No Dia Nacional da Sustentabilidade, o Governo anuncia uma estratégia para auxiliar as pequenas e médias empresas (PME) exportadoras a não ficarem fora dos mercados externos. A iniciativa é apresentada numa conferência internacional, na Fundação Calouste Gulbenkian, em que se vai debater a transição dos modelos de negócio tradicionais para um novo modelo que tenha em conta as preocupações ambientais, sociais e de boa governação (ESG, na sigla em inglês).
Bosch e Universidade do Porto apresentam resultados do projeto THEIA
O projeto “THEIA – Perceção para condução autónoma”, anunciado no final de 2021, tem por objetivo o desenvolvimento de soluções que melhorem os sensores LIDAR utilizados em carros autónomos, ao ponto de estes serem capazes de prever e até tomar decisões face à situação que enfrentarem. Pelas 15h30 desta segunda-feira, a Universidade do Porto e a Bosch apresentam os resultados deste projeto, que teve um investimento superior a 28 milhões de euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}