5 coisas que vão marcar o dia

Há dados sobre a inflação em Portugal e na Zona Euro. A Fitch atualiza rating de Portugal. A DGO divulga a síntese execução orçamental.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) e o Eurostat divulgam evolução da inflação em setembro. Fitch atualiza rating de Portugal. A Direção Geral do Orçamento (DGO) divulga a síntese execução orçamental de agosto. Em Espanha, o candidato a primeiro-ministro Feijóo tenta convencer parlamento.

É dia de rating

Está previsto que a Fitch atualize a notação de risco de Portugal ao final do dia. A República goza de um rating “BBB+” com perspetivas estáveis junto desta agência.

Inflação e desemprego no INE

O INE divulga uma bateria de indicadores económicos, incluindo a taxa de inflação em setembro (estimativa rápida) e ainda as estimativas mensais de emprego e desemprego em agosto. Também vão sair dados sobre a atividade turística e ainda sobre o volume de negócios no comércio a retalho.

E a inflação na Zona Euro?

O Eurostat também vai divulgar a evolução dos preços ao nível da região da moeda única em setembro. Em agosto, a taxa de inflação abrandou para 5,2%, ainda acima da meta de 2% de médio prazo do banco central. Também serão dados a conhecer dados sobre o transporte aéreo de passageiros e sobre o desperdício de alimentos.

Como vão as contas orçamentais?

A DGO divulga a síntese execução orçamental de agosto. Os dados do mês passado não deverão ser muito diferentes dos meses anteriores, com a receita de impostos a acelerar à boleia da subida da inflação e a reforçar o excedente orçamental.

Feijóo enfrenta segundo teste

Em Espanha, decorre a segunda votação de investidura do líder do Partido Popular, Alberto Núñez Feijóo, como primeiro-ministro, depois de não ter obtido a maioria absoluta necessária na primeira volta, no dia 27. Na primeira votação, Feijóo precisava do apoio da maioria absoluta do parlamento, ou seja, 176 deputados, para ser eleito, tendo obtido apenas 172 votos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião