Autoeuropa cancela layoff nos dias 19 e 20 de outubro. Volkswagen justifica antecipação com “normalização das cadeias logísticas”
Volkswagen justifica esta antecipação de calendário com a "normalização das cadeias logísticas, que está a permitir acelerar o fornecimento" à fábrica de automóveis de Palmela.
A Volkswagen Autoeuropa avisou esta quarta-feira os trabalhadores que 19 e 20 de outubro serão dias de produção e não de layoff, como anteriormente anunciado. Esta comunicação surge um dia depois de ter revelado que iria retomar a laboração normal em 23 de outubro.
“A direção da fábrica informa que os próximos dias 19 e 20 de outubro, anteriormente comunicados como layoff, serão de produção “, pode ler-se na nota enviada aos trabalhadores, a que o ECO teve acesso. Os colaboradores que “se encontram ao abrigo do regime de layoff serão informados o mais brevemente possível sobre a data do seu regresso ao trabalho”, acrescenta.
O regime de layoff prevê uma quebra de rendimentos para os trabalhadores que pode ir até 33% do salário, mas por via do acordo celebrado posteriormente entre a administração e a Comissão de Trabalhadores, os cerca de 5.000 trabalhadores da Autoeuropa tiveram uma quebra de rendimentos de apenas 5%. Numa comunicação interna, citada pela Lusa, a Comissão de Trabalhadores adiantou que solicitou à empresa que os descontos do layoff fossem apenas efetuados em novembro, para os trabalhadores sentirem menos o impacto financeiro. No entanto, ainda não obteve resposta.
Na mesma nota, divulgada esta manhã, a Volkswagen justifica esta antecipação de calendário com a “normalização das cadeias logísticas, que está a permitir acelerar o fornecimento” à fábrica de Palmela.
Na terça-feira, a direção da fábrica tinha anunciado que a partir de 23 de outubro será retomado o esquema de trabalho de 19 turnos semanais, com trabalho ao fim de semana, o que permitirá aumentar a produção para 934 carros por dia a partir de 6 de novembro, detalhou depois a Comissão de Trabalhadores.
Ouvido no Parlamento, na semana passada, o secretário de Estado do Trabalho chegou a dizer que a informação de que dispunha era de que “a totalidade da produção ainda [poderia] acontecer durante o mês de outubro, no final do mês, e já não só em novembro”. Miguel Fontes falava na Comissão de Trabalho, Segurança Social, juntamente com o secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio, na sequência de um requerimento apresentado pelo Bloco de Esquerda.
A fábrica de Palmela retomou a produção a 2 de outubro, depois de uma paragem iniciada a 11 de setembro devido à falta de uma peça proveniente de uma fábrica da Eslovénia afetada pelas cheias que ocorreram no país. Mas, os funcionários começaram por trabalhar apenas de segunda a quinta-feira. Ou seja, a Autoeuropa retomou a produção, de forma gradual, mantendo o regime de layoff até 2 de novembro e sem laborar aos fins de semana até 12 de novembro. Uma decisão agora revogada.
A paragem de produção na fábrica da Volkswagen em Palmela afetou também milhares de trabalhadores de empresas fornecedoras, incluindo os trabalhadores de cerca de duas dezenas de empresas instaladas no Parque Industrial da Autoeuropa, algumas totalmente dependentes da produção da fábrica da Volkswagen.
A Autoeuropa é uma empresa com grande impacto na economia portuguesa e que representa 1,5% do Produto Interno Bruto Nacional (PIB), tal como foi sinalizado pelo primeiro-ministro. A fábrica de Palmela é considerada também um “motor” das exportações nacionais, com os últimos dados disponíveis, referentes a 2021, apontavam que a fábrica de Palmela contava com mais de cinco mil trabalhadores e representava cerca de 6% das exportações nacionais.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Autoeuropa cancela layoff nos dias 19 e 20 de outubro. Volkswagen justifica antecipação com “normalização das cadeias logísticas”
{{ noCommentsLabel }}