Sustentabilidade é a grande novidade no regresso do Portugal Exportador

  • ECO
  • 12 Outubro 2023

O evento dedicado às empresas regressa a 19 de outubro ao Centro de Congressos de Lisboa para a sua 18ª edição, organizada pela Fundação AIP com apoio da AICEP. Temas do ESG estarão em destaque.

Dez horas consecutivas de promoção do empreendedorismo e apoio à internacionalização das empresas, é esta a promessa da Fundação AIP para a 18ª edição do Portugal Exportador, que conta com apoio institucional da AICEP. Aquele que se assume como o maior evento de negócios do país está de regresso a 19 de outubro, no Centro de Congressos de Lisboa, para colocar a competitividade do tecido empresarial português no topo da agenda. A sustentabilidade e os temas relacionados com o ESG (fatores ambientais, sociais e de governança) são a grande novidade deste ano.

E não é por acaso que a organização decidiu criar o Green Trade Lab: cada vez mais, integrar estratégias de sustentabilidade no modelo de negócio é fundamental para garantir o sucesso empresarial a longo prazo. Neste novo espaço, que se pretende didático e esclarecedor, haverá tempo para apresentar casos de estudo em pequenas e médias empresas (PME) exportadoras, mas também para trocar ideias com especialistas em ESG e até para encontrar fornecedores que incorporem estes critérios na sua atividade.

Vale a pena recordar que, de acordo com a regulamentação da União Europeia, as grandes empresas e as organizações cotadas em bolsa já estão sujeitas à obrigatoriedade de reportar o seu desempenho em matéria de sustentabilidade. Apesar das PME não terem, ainda, de cumprir as mesmas regras, a verdade é que terão de o fazer se quiserem apostar na internacionalização em mercados mais exigentes. Abraçar a sustentabilidade não é apenas uma obrigação moral, mas antes um imperativo para as empresas que se queiram manter competitivas.

O Portugal Exportador considera fundamental abordar esta temática com o objetivo de promover a certificação ambiental e todas as vantagens para as empresas/marcas que estão interessadas em assumir o compromisso com a sustentabilidade e com o meio ambiente.

O Digital Lab, introduzido pela primeira vez na edição de 2022, é outro dos espaços disponíveis no certame. Será ali que os empresários podem ter acesso a ferramentas, fornecedores e parceiros que impulsionem a digitalização do negócio, incluindo dimensões como a conectividade, o comércio eletrónico, pagamentos, segurança ou big data.

A internacionalização das empresas portuguesas é o grande objetivo do Portugal Exportador, uma iniciativa que ao longo dos últimos 18 anos já apoiou mais de 20 mil PME´s exportadoras. As exportações têm sido uma das grandes apostas do país, que em 2022 conseguiu que as vendas ao exterior representassem 49,5% do PIB. Para continuar este trabalho de dinamização da economia, a programação do evento inclui sessões de empreendedorismo, workshops temáticos, conferências com histórias de sucesso, cafés temáticos, consultoria e até encontros B2B.

No Centro de Congressos de Lisboa, em Alcântara, vão marcar presença investidores de várias regiões do mundo, especialistas em digitalização e sustentabilidade, mas também líderes empresariais com conhecimento para partilhar. O futuro da competitividade nacional passa pelo Portugal Exportador a 19 de outubro. As inscrições estão abertas e podem ser feitas AQUI!

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sustentabilidade é a grande novidade no regresso do Portugal Exportador

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião