Técnico abre Innovation Center no Arco do Cego com investimento de 12 milhões

Com mais de 4.000 metros quadrados, o espaço na antiga Gare do Arco do Cego, em Lisboa, vai também acolher o futuro Welltech Center da Unicorn Factory Lisboa.

Depois de cerca de dois anos de obras abriu esta quarta-feira o Técnico Innovation Center, o novo espaço de estudo e de trabalho colaborativo do Instituto Superior Técnico (IST) na antiga Gare do Arco do Cego, em Lisboa, num investimento de 12 milhões de euros, dos quais 4,6 milhões do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do Lisboa 2020.

“Será uma infraestrutura transformadora para toda a comunidade do Técnico, da Universidade de Lisboa e para o país. Será, de longe, o maior espaço de estudo 24h para estudantes universitários do nosso país, com capacidade para acolher mais de 550 estudantes”, considera Rogério Colaço, presidente do IST, em informação enviada às redações.

Com cerca de 4.000 metros quadrados, o espaço vai ainda alojar atividades de Investigação e Inovação (I&I), promovendo a ligação entre a universidade e o tecido empresarial. Irá também acolher o futuro Welltech hub, da Unicorn Factory de Lisboa, hub temático da fábrica de unicórnios, com abertura prevista no primeiro semestre de 2024, formando um novo Innovation District nesta zona da cidade.

“Infraestruturas tecnológicas como o Técnico Innovation Center são essenciais para colocar a Região de Lisboa, a única região de competitividade portuguesa em contexto europeu, na vanguarda da tecnologia e da inovação. Estes espaços foram um dos grandes focos do Lisboa 2020 – que investiu cerca de 92 milhões de euros em 20 infraestruturas tecnológicas – e continuará a ser uma das maiores apostas do Lisboa 2030”, considera Teresa Almeida, presidente da Comissão Diretiva do Programa Regional Lisboa 2030, que sucedeu ao Programa Operacional Regional Lisboa 2020, e presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT), citada em nota de imprensa.

Centro com fundos europeus e das empresas

Esta nova infraestrutura do IST contou com um apoio de 4,6 milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do Lisboa 2020, após um investimento solicitado e elegível de 11 milhões de euros. O espaço contou ainda com o apoio financeiro de empresas parceiras do IST, como é o caso da Fidelidade, mecenas do Técnico, exemplo da ligação entre empresas e universidades, como destacou, em agosto, o presidente do IST em entrevista ao ECO.

Ao todo, o projeto, que resulta da reabilitação da antiga Gare do Arco do Cego, uma infraestrutura de 1904 associada à arquitetura industrial do século XIX, exigiu um investimento de 12 milhões de euros.

Um espaço multiusos, com laboratórios e oficinas abertas – estimulando o trabalho colaborativo, as atividades de pré-incubação de projetos em fase de prova de conceito, pitch events, entre outros –, com capacidade para acolher eventos tecnológicos, científicos, culturais e educativos, um espaço de cowork, zona lounge e uma cafetaria são outras das componentes do espaço.

O espaço estará disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano, a todos os alunos da Universidade de Lisboa, da qual o IST faz parte.

Com este novo edifício, o IST considera que irá “aumentar a sua participação em projetos internacionais, desenvolver áreas de investigação de ponta e interdisciplinares, incrementar a formação avançada e aumentar a mobilidade internacional de investigadores”, pode ler-se em nota de imprensa.

Conheça o espaço:

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Técnico abre Innovation Center no Arco do Cego com investimento de 12 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião