Mapfre prevê 10 anos para Portugal colmatar lacuna de proteção por seguros
O estudo que fornece uma visão das oportunidades e desafios do setor dos seguros, coloca Portugal a 8 anos para preencher o protection gap em Não Vida e 8 em Vida.
Ainda existe espaço no mercado português para ampliar o nível de cobertura de seguros. Quem o concluiu foi o relatório avançado pela Fundação MAPFRE “GIP-MAPFRE 2023: Índice Global de Potencial Segurador”, que dá conta que o mercado português tem cerca de 30% de capacidade para colmatar a lacuna de cobertura de seguros, estimando-se que demore cerca de 10 anos para o conseguir fazer. Os dados representam o Índice de Absorção de Lacunas de cobertura de seguros que calcula a capacidade de cada mercado em colmar o défice da lacuna “em relação aos níveis de penetração e densidade do mercado de referência selecionado”.
No ranking onde a China assume a liderança, Portugal ocupa o 55.º lugar quanto à sua contribuição para o mercado global de seguros de vida, contribuindo 0,080% para colmatar o défice global de seguros, de acordo com o relatório que chegou a essas conclusões ao recorrer “GIP -MAPFRE (Índice Global de Potência de Seguros), que transforma o défice global de seguros numa “métrica que pode ser comparável ao tamanho de cada mercado”, concluiu o relatório.
Portugal sobe noutro ranking onde a China continua a ser líder, fixando-se no 53.º lugar quanto à sua contribuição para o mercado global de seguros não vida. Quanto ao percentual da sua contribuição, esse mantém-se nos 0,080%, de acordo com o índice.
Quando se concluiu que apenas cerca de um quarto das perdas relacionadas com as catástrofes climáticas na UE estão asseguradas, verificou-se o seguinte: o que estava coberto por seguros era muito inferior ao que era possível estar e a essa diferença chamasse de “lacuna em cobertura de seguros”, e prevê-se que Portugal demore cerca de 12 anos para os seguros de ramo vida e 8 para os seguros de ramo não vida para fechar essa lacuna, diz o estudo.
Importa salientar que o relatório desenvolvido pela Fundação MAPFRE analisou 96 mercados de seguros, com o objetivo de “proporcionar uma visão integral das oportunidades e desafios do mundo dos seguros” com os dados recolhidos em 2022.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mapfre prevê 10 anos para Portugal colmatar lacuna de proteção por seguros
{{ noCommentsLabel }}