Paulo Firmeza substitui Alcino Lavrador na liderança da Altice Labs

  • Lusa
  • 30 Outubro 2023

O novo diretor-geral era, desde 2020, diretor de estratégia de inovação e digital da Altice Labs, com "um conhecimento ímpar do setor" e do grupo, segundo a CEO da Altice Portugal.

Paulo Firmeza vai substituir Alcino Lavrador na liderança da Altice Labs, que faturou 300 milhões de euros em 2022, na sequência do pedido de saída do diretor-geral do polo de inovação da Altice. De acordo com informação interna, a que Lusa teve acesso, a Altice comunicou aos seus colaboradores em 20 de outubro a passagem de “comando” do polo de inovação da Altice de Alcino Lavrador para Paulo Firmeza.

Alcino Lavrador iniciou a sua carreira em 1985 na PT Inovação, como engenheiro de desenvolvimento de protocolos de rede e mais tarde de serviços de rede inteligente. Desempenhou ainda várias funções de gestão na empresa e liderou projetos em África e no Brasil. Em agosto de 2006 foi nomeado administrador executivo da PT Inovação, passando em 2008 a ser presidente executivo.

Desde janeiro de 2016 que era diretor-geral da Altice Labs e agora, “por vontade própria”, Alcino Lavrador deixa a liderança do polo de inovação. “A nossa história escreve-se com inovação e competência e faz-se, em primeiro lugar, de pessoas. O talento e o saber fazer bem e com orgulho, é o que nos diferencia”, escreveu a presidente executiva (CEO) da Altice Portugal, Ana Figueiredo, num mail enviado aos colaboradores e a que a Lusa teve acesso.

“E há pessoas que pela sua competência, entrega e carisma fazem toda a diferença. O Alcino Lavrador, que está neste setor e no grupo há quase 40 anos, é exatamente disso exemplo”, salientou, sublinhando que o responsável colocou nos últimos anos, “a partir de Aveiro, a Altice Labs no mapa da inovação mundial”.

Trata-se de “um percurso incomparável que acompanha e imprime muitos dos marcos da história de um setor tão desafiante e competitivo como é o nosso (…) que deixa também um importante legado, com impacto no futuro, e boas memórias a quem trabalha e trabalhou ao seu lado”, salientou a gestora.

Ao Alcino deixo o meu agradecimento e da Comissão Executiva, por todo o empenho, espírito de inovação, dedicação à equipa bem como os votos de um futuro que continuará a ser inovador, certamente”, prosseguiu Ana Figueiredo, referindo que a partir de 1 de novembro “será João Paulo Firmeza a dar continuidade a esta importante história”.

O novo diretor-geral era, desde 2020, diretor de estratégia de inovação e digital da Altice Labs, com “um conhecimento ímpar do setor” e do grupo, “onde tem desempenhado funções de gestão em Portugal e no Brasil”, apontou Ana Figueiredo na missiva.

“É o profissional certo para assumir este grande desafio. Terá a responsabilidade de manter o legado da Altice Labs e do seu diretor-geral e conta com a minha total confiança, tal como a do Alcino Lavrador e da equipa de gestão da nossa empresa”, rematou a CEO, acrescentando que “juntos” o grupo continuará a “liderar a inovação de Portugal para o mundo”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Paulo Firmeza substitui Alcino Lavrador na liderança da Altice Labs

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião