Como as marcas aproveitam o Halloween
Muitas marcas aproveitam as épocas festivas para chegar aos consumidores. A altura do Halloween não parece fugir à regra, com as marcas a apostarem em publicações nas redes sociais.
Com publicações mais ou menos assustadoras ou arrepiantes, as marcas aproveitam a época do Halloween para se promoverem e interagirem com os seus consumidores. Entre passatempos, humor, promoções, dicas ou receitas, as marcas usam assim esta celebração como mote para potenciar e evidenciar a sua presença nas redes sociais.
A temática foi desde logo aproveitada em grande medida pela marca de bolachas Oreo, através de várias publicações nas redes sociais a propósito do lançamento de uma edição limitada das bolachas, as Oreo Spooky, com sabor a baunilha.
A marca fez também um giveaway de 10 bilhetes duplos para a festa Fox Horror Stories, desafiando os seguidores a escreverem uma frase criativa com as palavras “Oreo” e “Halloween”.
A marca partilhou ainda uma receita de brownies e lançou reels em parceria com Vanessa Alfaro e Filipa Gomes, onde as influencers partilharam a sua experiência a fazer as receitas “Mumia-Brrownie de Oreo” e “Brownies Oreo Spooky”.
A cadeia de lojas Flying Tiger também partilhou vários vídeos alusivos ao tema nas suas redes sociais, entre ideias para disfarces, cenários e pratos de culinária, ou “ideias de sustos para o Halloween”.
A Ikea resolveu aproveitar a data para envolver fisicamente os consumidores, promovendo um workshop de Halloween na sua loja de Matosinhos, numa iniciativa gratuita. “Vamos fazer bolachas assustadoras mas deliciosas!”, desafiou a marca.
A Control, que utiliza o humor como grande ferramenta de comunicação, também assinalou a data com algumas publicações alusivas ao tema, fazendo uso do tom humorístico que já é característico à marca.
A Durex também usou o Halloween como mote para duas publicações no seu Instagram:
Já a Haribo, marca de gomas e guloseimas, assinala a ocasião partilhando diversos vídeos alusivos ao tema, como sugestões de apresentação para gomas numa festa de Halloween ou um ranking de cinco coisas que “dão extra medo no Halloween”.
No mundo dos livros, várias editoras – como a Guerra e Paz, Bertrand, Casa das Letras ou Tinta da China, por exemplo, fizeram publicações a anunciar descontos “assustadores” ou de “arrepiar”.
Por seu lado, a Fnac optou por partilhar, em vídeo, várias sugestões de livros para tornar as estantes dos clientes mais assustadoras, enquanto a Porto Editora promoveu a “Hora do Conto de Halloween – Monstruário”, dirigida aos mais pequenos.
No setor bancário, a Caixa Geral de Depósitos, por exemplo, aproveitou o tema do Halloween para promover o “dark mode” da sua app, enquanto o Millennium BCP listou quatro “grandes sustos”: perder o cartão, quando o multibanco o engole, esquecer o código do cartão e não ter memória no telemóvel para instalar a App Millennium.
Já entre as marcas de distribuição alimentar, o Pingo Doce lançou um passatempo em que oferecia um cartão presente Pingo Doce no valor de 100 euros para o vencedor “comprar os melhores produtos para o seu jantar de Halloween” e partilhou uma receita de panquecas para aproveitar o interior da abóbora que sobrou da decoração de Halloween. O Continente optou por ensinar como fazer uma abóbora de Halloween e também partilhou receitas de muffins e de “múmias de salsicha“.
A Licor Beirão também fez uma publicação para assinalar a data, identificando quatro tipos de “beirão das bruxas”, entre “pumpkin beirão”, “spooky’rão”, “assustad’honra” ou “vampirão”, fazendo deste modo uma “brincadeira” entre os nomes das bebidas da marca e símbolos do Halloween.
A Fanta, por seu turno, apostou num passatempo e numa parceria com RicFazeres, tendo a marca partilhado um reels protagonizado pelo Youtuber.
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