Como poupam os portugueses?

  • ECO
  • 31 Outubro 2023

A casa continua a ser o principal destino das poupanças das famílias, mas não está sozinha. Assista ao debate com especialistas em mais um ECO Talk.

A contração da taxa de poupança dos particulares nos últimos anos levanta a questão se os portugueses estão a poupar cada vez menos. No final do ano passado, a taxa de poupança das famílias era de 6,5%, o valor mais baixo de sempre. E, para este ano, o Banco de Portugal estima uma ligeira melhoria, com a taxa de poupança a subir para os 6,6%, segundo projeções publicadas no Boletim Económico de junho.

É certo que a subida da inflação e das taxas de juro nos últimos meses pressionaram fortemente a capacidade de aforro das famílias. No entanto, essas variáveis não são a única justificação para a queda da taxa de poupança dos últimos dois anos, nem o nível atual de poupança dos agregados familiares permite concluir que os portugueses poupam pouco, como revelam os especialistas ouvidos pelo ECO numa conferência orientada para a poupança dos portugueses.

Assista a este debate que contou com a participação de Francisca Guedes de Oliveira, administradora do Banco de Portugal; João Duque, professor catedrático e Dean do ISEG; e Tiago Osório, Head of Business Unit do grupo Sonae.

Apesar da taxa de poupança das famílias estar em queda desde 2020 não significa que os portugueses estejam a poupar.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Como poupam os portugueses?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião