Hoje nas notícias: Orçamento do Estado, TAP e canábis
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
A maioria dos portugueses estão pessimistas sobre o impacto da proposta do Orçamento do Estado para 2024 e acreditam que vai piorar a situação do país. Pedro Nuno Santos discorda da posição do Governo sobre a reprivatização da TAP e assegura que as garantias de Costa não são válidas. Portugal bate recorde de cultivo e exportação de canábis, aumentando 63% do volume de exportação em 2022. Conheça estas e outras notícias em destaque na imprensa nacional.
Maioria dos portugueses “chumba” Orçamento do Estado para 2024
Dados do barómetro de outubro da Intercampus revelam que cerca de 53,8% dos portugueses estão pessimistas sobre o impacto da proposta do Orçamento do Estado para 2024 e acreditam que vai “piorar a situação do país”. Mais de metade dos inquiridos apoia a subida dos salários e a descida do IRS, mas apenas cerca de 20% usaria o excedente para reduzir a dívida pública.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).
Pedro Nuno Santos volta a contradizer Costa no dossiê da TAP
O ex-ministro das Infraestrutura, Pedro Nuno Santos, discorda da posição do Governo sobre a reprivatização da TAP e assegura que as garantias de António Costa sobre a venda da maioria do capital da companhia aérea não são válidas. O deputado socialista defende que “se o hub de Lisboa não estiver garantido e não estiver garantida a função estratégica da TAP, não haverá privatização”.
Leia a notícia completa no Observador (acesso pago).
Exportação de canábis dispara num ano e alemães são os maiores compradores
Em 2022, Portugal cultivou e exportou quase 10 toneladas de canábis, mais concretamente 9.271 quilos. Este valor representa um aumento de 63% do volume de exportação. Sem sinais de abrandamento, no primeiro semestre de 2023, o país já exportou mais de cinco toneladas e a previsão é que no final de 2023 os números ultrapassem os do ano anterior. Alemanha e Polónia são atualmente os principais destinos.
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).
Médicos não abdicam dos 30% de aumento
Esta terça-feira, o Governo e os sindicatos do médicos voltam a reunir-se para discutir a atualização da grelha salarial, após manterem um “braço de ferro” sobre um aumento dos salários na ordem dos 30%. Para Roque da Cunha, secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos, “não há entendimento sobre o aumento salarial que permita repor a perda do poder de compra”. Os sindicatos admitem que o aumento poderá ser faseado por um período superior a um ano.
Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).
Ruído do aeroporto de Lisboa custa mais de 3,5 milhões de euros por dia
Segundo uma estimativa feita num estudo da associação ambientalista Zero, o ruído do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, custa, em média, mais de 3,5 milhões de euros por dia. Este valor foi calculado com base nos custos que o ruído tem para a saúde, a produtividade no trabalho e o mercado imobiliário nos concelhos de Lisboa, Loures e Almada.
Leia a notícia completa no Público (acesso pago).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: Orçamento do Estado, TAP e canábis
{{ noCommentsLabel }}