“Um terço do capital levantado no ecossistema fintech vai para insurtech”
O desafio agora é continuar a alimentar este funil e acima de tudo, garantir que as fintech existentes tiram proveito de revoluções como a Genarative AI, diz João Freire de Andrade.
O Portugal Fintech Report 2023 revela que em 2023 “um terço do capital levantado no ecossistema fintech vai para insurtech” e que estasjá representam um quinto do ecossistema nacional de fintechs, avança a associação num comunicado.
As inovações tecnológicas então a ser utilizadas por muitas empresas para melhorarem a sua eficiência. A inovação tecnológica incorporada nas empresas do setor segurador é denominada de Insurtech, já à tecnologia incorporada nas empresas de serviços financeiros dá-se o nome de fintech.
A Portugal Fintech é uma associação sem fins lucrativos, que “centra a sua atividade no apoio ao crescimento de empresas de tecnologia financeira”, destaca no relatório o crescimento da associação.
João Freire de Andrade, Presidente da Portugal Fintech, afirma que o relatório “mostra como entramos agora numa fase com fintechs nacionais em todos os estágios, de startup a scaleup. O desafio agora é como garantir que continuamos a alimentar este funil e, acima de tudo, como é que garantimos que as fintech existentes tiram proveito de revoluções como a inteligência artificial generativa”.
O relatório, a que pode aceder carregando aqui, dedica um capítulo à inteligência artificial generativa, explorando questões relacionadas com a próxima lei para a inteligência artificial da União Europeia e as aplicações da mesma nos serviços financeiros.
No mesmo comunicado, a Portugal Fintech anunciou a abertura da 2.ª edição da Fintech House Scholarship 2024. Trata-se de uma atribuição de bolsas a 5 startups financeiras, em estágio inicial de desenvolvimento. A bolsa oferece um espaço de coworking, mentoria, angariação de fundos, assessoria de vendas e apoio ao recrutamento. Para mais informações e para se candidatar, pode aceder através deste link.
O Portugal Fintech Report 2023 é apoiado pela Visa, Morais Leitão e pela KPMG Portugal.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
“Um terço do capital levantado no ecossistema fintech vai para insurtech”
{{ noCommentsLabel }}