5 coisas que vão marcar o dia
Eurostat divulga a inflação de outubro e INE atualiza taxas de juro implícitas no crédito à habitação. Já o Banco de Portugal divulga os indicadores da balança de pagamentos.
No dia em que o Eurostat divulga a inflação de outubro, também o INE publica a atualização das taxas de juro implícitas no crédito à habitação referente ao mesmo mês e o Banco de Portugal divulga os indicadores da balança de pagamentos. Nesta sexta-feira, destaque ainda para a continuação do julgamento do caso EDP e a participação do ministro das Finanças na conferência anual da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões.
Moody’s divulga rating de Portugal
A agência de notação financeira Moody’s vai avaliar o rating da dívida portuguesa. Os analistas apontam para a manutenção da notação em ‘Baa2’, ainda que em maio passado a agência tenha melhorado a perspetiva da nota (outlook) de ‘estável’ para ‘positiva’, um sinal de que pode rever em alta o rating do país.
INE atualiza taxas de juro implícitas no crédito à habitação
O Instituto Nacional de Estatística (INE) publica, esta sexta-feira, a atualização das taxas de juro implícitas no crédito à habitação referente a outubro. Segundo a última publicação, relativa a setembro, a taxa de juro implícita do crédito à habitação registou o menor aumento mensal desde setembro de 2022, apesar de estar a subir há 18 meses consecutivos. Em setembro, a taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação subiu 18,1 pontos base face a agosto, para 4,27%, atingindo o valor mais elevado desde março de 2009.
Eurostat divulga inflação de outubro
O Eurostat divulga, esta sexta-feira, o índice harmonizado de preços no consumidor relativo ao mês de outubro, assim como uma estimativa rápida das vagas de emprego referentes ao terceiro trimestre de 2023. Também são conhecidos os registos de empresas e falências relativos a setembro e ao terceiro trimestre de 2023.
Prossegue julgamento do caso EDP
Prossegue esta sexta-feira o julgamento do caso EDP que tem como arguidos o antigo ministro da Economia Manuel Pinho, a sua mulher, Alexandra Pinho, e o antigo presidente do BES, Ricardo Salgado. O antigo ministro da Economia está em prisão domiciliária desde dezembro de 2021 e responde, em julgamento, por um crime de corrupção passiva para ato ilícito, outro de corrupção passiva, um crime de branqueamento de capitais e um crime de fraude fiscal.
Medina na conferência anual do regulador dos Seguros
O ministro das Finanças, Fernando Medina, participa na conferência anual da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões que acontece no auditório do Hotel Lux Lisboa Park. Serão apresentados, nesta sessão, o portal dos seguros de saúde e o observatório dos seguros de saúde, no âmbito da regulação e supervisão do mercado dos seguros de saúde em Portugal, que está a ser desenvolvido em parceria com a Nova Information Management School (IMS), da Universidade Nova de Lisboa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}