BPI lança primeiro depósito verde a pagar 3,5% para promover a sustentabilidade
Os recursos recolhidos para este depósito a prazo serão utilizados pelo banco para financiar ativos sustentáveis e de operações que contribuam para objetivos ambientais.
O Banco BPI lançou esta terça-feira o primeiro depósito a prazo verde em Portugal. Para os aforradores, trata-se de um depósito a prazo comum, com um horizonte temporal de um ano e com uma taxa de 3,5%.
Para o banco, fica a responsabilidade de todos os recursos recolhidos através do DP BPI +Ambiente serem “totalmente alocados ao financiamento de ativos sustentáveis e de operações que contribuam para objetivos ambientais”, refere o banco num comunicado.
Esta iniciativa junta-se a outras ações de sustentabilidade promovidas pelo banco do grupo Caixabank junto de particulares e empresas. Uma das quais é a bonificação de 0,25 pontos percentuais no spread do crédito à habitação para casas com Certificado Energético A+, A e B.
Entre janeiro e setembro, o banco já concedeu 626 milhões de euros em financiamento sustentável para particulares e empresas, refere o BPI ao ECO. E é para fomentar ainda mais este financiamento que o BPI lança agora o depósito verde.
“O montante global captado pelo DP BPI +Ambiente será 100% alocado a operações de financiamento de crédito habitação “verde” ou o financiamento da carteira de crédito titulado verde — operações verdes previstas nos Green Bond Principles da ICM e/ou nos Green Loan Principles da LMA”, refere o banco.
Entre os projetos que poderão ser financiamentos no âmbito dos Green Loan Principles estão investimentos na área da energia renovável, da eficiência energética, da prevenção e do controlo da poluição, da gestão ambientalmente sustentável de recursos naturais e de atividades agrícolas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
BPI lança primeiro depósito verde a pagar 3,5% para promover a sustentabilidade
{{ noCommentsLabel }}