Didimo, Addvolt, Merytu… Conheça as startups vencedoras dos PV Awards

Ao todo, onze prémios foram atribuídos a startups de diversas áreas de negócio que fazem parte do portefólio da Portugal Ventures. Maria João Maia, da Corium Biotech, é a empreendedora 2023. 

Didimo, Addvolt ou Merytu são três das startups vencedoras do PV Awards, iniciativa da Portugal Ventures (PV) para para distinguir as empresas do seu portefólio pelo seu desempenho ao longo do ano. Ao todo, onze prémios foram atribuídos. Maria João Maia, da Corium Biotech, é a empreendedora 2023.

“O reconhecimento do trabalho desenvolvido pelas empresas em que investimos é extremamente importante, evidenciando que continuamos a acreditar nos seus negócios, e estimula o restante portefólio para que possam alcançar os seus objetivos”, refere Rui Ferreira, presidente da Portugal Ventures, citado em comunicado.

“Para a equipa da Portugal Ventures, os PV Awards é igualmente um agradecimento por nos escolherem como parceiro de investimento, que está presente nos bons e maus momentos, e acredita diariamente no sucesso destas startups. Estamos orgulhosos do trabalho desenvolvido pelo portefólio que tem superado desafios cruciais para o seu crescimento, e que com toda a certeza vão atingir as suas metas e continuar a trabalhar na sua projeção dos seus negócios com ambição global”, continua o presidente da sociedade de capital de risco do Grupo Banco Português de Fomento.

Relançados em 2022, no âmbito dos dez anos da Portugal Ventures, os PV Awards pretendem distinguir as startups do portefólio da sociedade de capital de risco que se destacaram ao longo do ano. Os nomeados foram indicados pelas áreas de negócio da PV, tendo os vencedores sido escolhidos com um júri composto por António Grilo (Agência Nacional de Inovação), Luís Guerreiro (IAPMEI), Pedro Silveira (AICEP), Carlos Abade (Turismo de Portugal), Manuel Caldeira Cabral (Startup Portugal), Conceição Zagalo (Grace), Cristina Campos (investidora), Marcelo Lebre (Remote, Isabel Neves (investidora) e Vanda Jesus (iCapital). Ao todo foram atribuídos 11 prémios.

Conheça os vencedores

  • Prémio Startup Digital & Tecnologia 2023: reconhece a empresa que apresentou “índices superiores de execução nas áreas críticas para o seu desenvolvimento, como a penetração em mercados internacionais e o potencial acesso a capital internacional.”

Nomeados: Aptoide, Didimo, Leadzai, Mediaprobe, miio.

Vencedor: Didimo.

  • Prémio Startup Indústria & Tecnologia 2023: reconhece a empresa que apresentou “índices superiores de execução nas áreas críticas para o seu desenvolvimento”.

Nomeados: Addvolt, Eneida, Graphenest.

Vencedor: Addvolt.

  • Prémio Startup Tecnologias da Saúde 2023: reconhece a empresa que se destacou pelo seu “posicionamento e evolução numa ótica de mercados globais, considerando o produto, as suas competências internas, o progresso para o mercado e a atração de parceiros e investidores”.

Nomeados: CellmAbs, C-mo Medical Solutions, PeekMed, TargTex.

Vencedor: CellmAbs.

  • Prémio Startup Turismo 2023: reconhece a empresa que se distinguiu “num setor estratégico da nossa economia, contribuindo para a valorização da oferta nacional e que demonstra um elevado potencial de expansão da sua atividade”.

Nomeados: Doinn, HiJiffy, Merytu, Oliófora, Wotels Hub.

Vencedor: Merytu.

  • Prémio Startup Novos Negócios 2023: reconhece a empresa que se distinguiu através de investimento em pré-seed.

Nomeados: Bam&Boo, FastCompChem, Nu-Rise, Plutos, Rubynanomed.

Vencedor: Rubynanomed.

  • Prémio Exit 2023: reconhece a empresa do portefólio “na qual se registou um desinvestimento e que se distingue pelo múltiplo de saída”.

Vencedor: Spinach Tours.

  • Prémio Startup Revelação 2023: reconhece a empresa que se distinguiu em cada unidade de negócio.

Nomeados: CellmAbs, Hoopers, kendir Studios, Oliófora, Watgrid.

Vencedor: CellmAbs.

  • Prémio Alumni PV: reconhece a ex startup que, pelo seu percurso, é considerada exemplo de boas práticas.

Nomeados: ByFoods, Doppio, Eptune Engineering, Perceive3D, Spinach Tours.

Vencedor: ByFoods.

  • Prémio Empreendedor 2023: reconhece o CEO que se destacou em 2023 pela sua liderança.

Nomeados: João Aroso (Leadzai), José Ruiv (Noocity), Maria João Maia (Corium Biotech), Nuno Constantino (Wotels Hub) e Nuno Prego Ramos (CellmAbs).

Vencedor: Maria João Maia, da Corium Biotech.

  • Prémio Sustentabilidade 2023: reconhece a empresa que mais contribuiu para a problemática da sustentabilidade.

Nomeados: miio, Noocity, PeekMed, Sciven, Wotels Hub.

Vencedor: Noocity.

  • Prémio Resiliência 2023: reconhece a empresa que se distinguiu “na superação de vários obstáculos”.

Nomeados: Ablute, Beamian, Didimo, LUGGit e Stemmaters.

Vencedor: LUGGit.

  • Prémio Crescer a Empreender: grupo de estudantes do agrupamento de Escolas D. Dinis de Quarteira foi convidado a apresentar projetos de empreendedorismo. Os founders votaram na melhor ideia com a atribuição do prémio Crescer a Empreender à ideia vencedora. Todos os alunos que participaram no desenvolvimento das ideias receberam um prémio oferecido pela Rauva. “O nosso Parceiro de Ignição Territórios Criativos e a Wotels Hub, startup do nosso portefólio foram fundamentais no apoio a este projeto”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Didimo, Addvolt, Merytu… Conheça as startups vencedoras dos PV Awards

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião