BEI empresta 115 milhões para ajudar Navigator a acelerar descarbonização

O empréstimo servirá para ajudar a construir a nova caldeira, no Complexo em Setúbal. Infraestrutura permitirá cortar em cerca de 136 mil toneladas por ano as emissões de CO2 do grupo.

O Banco Europeu de Investimento (BEI) assinou com a The Navigator Company um contrato de financiamento no montante de 115 milhões de euros, cujos reembolsos terão um prazo até 12 anos.

De acordo com a nota divulgada esta sexta-feira, o empréstimo destina-se a apoiar a construção de uma caldeira de recuperação de alta eficiência no Complexo Industrial de Setúbal, “um passo fundamental no roteiro de descarbonização” da papeleira portuguesa.

A nova caldeira, que envolverá um investimento global de cerca de 136 milhões de euros, permitirá à Navigator reduzir as emissões diretas de dióxido de carbono fóssil, no complexo industrial de Setúbal, em cerca de 136 mil toneladas por ano, o equivalente a 24,6% das emissões do grupo registadas em 2022.

Este empréstimo integra a estratégia de longo prazo da empresa liderada por António Redondo e que corresponde a um investimento total de 340 milhões de euros até 2028.

A nota dá ainda conta que a Navigator deverá alcançar, em 2026, uma redução de cerca de 60% face às emissões de dióxido de carbono fóssil registadas em 2018, o ano de referência. A meta estava prevista para ser alcançada em 2029.

O REPowerEU é um dos fundos europeus da União Europeia que tem como objetivo pôr termo à dependência das importações de combustíveis fósseis, através do aumento da eficiência energética e da intensificação da produção a partir de energias renováveis. Até ao momento, o BEI contribuiu com 45 mil milhões para este fundo, estando previsto mobilizar mais de 150 mil milhões de euros de investimento até 2027 no apoio às tecnologias verdes e à independência energética da Europa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BEI empresta 115 milhões para ajudar Navigator a acelerar descarbonização

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião