OpenAI pode ser avaliada em mais de 100 mil milhões de dólares

Próxima ronda de capital pode conferir à criadora do ChatGPT uma avaliação superior a 100 mil milhões de dólares. Só seria ultrapassada pela SpaceX.

Há novas informações sobre a potencial ronda de capital que poderá fazer da OpenAI a segunda startup mais valiosa dos EUA. Segundo a Bloomberg, a criadora do ChatGPT está em negociações iniciais para levantar dinheiro fresco a uma avaliação de 100 mil milhões de dólares ou mais. A confirmar-se, só seria ultrapassada pela SpaceX, o negócio espacial de Elon Musk.

De acordo com a agência, os termos, avaliação e calendário da operação ainda não estão fechados, pelo que poderão existir alterações. O investimento deverá dar um novo elã à empresa que, um ano depois de ter lançado a plataforma de inteligência artificial que foi um sucesso mundial, enfrentou turbulência interna com o despedimento — e posterior readmissão — do seu CEO, Sam Altman.

Os 100 mil milhões de dólares de avaliação potencial ilustram bem o entusiasmo dos investidores com a inteligência artificial. Lançado no final de 2022, o ChatGPT surpreendeu milhões por conseguir responder, de forma praticamente instantânea, a pedidos mais ou menos complexos por parte dos utilizadores.

Além da ronda de capital, segundo a Bloomberg, a OpenAI está a preparar uma segunda oferta para permitir que os trabalhadores vendam as ações que acumularam a uma avaliação de 86 mil milhões de dólares (a OpenAI é uma empresa de capital privado, ou seja, as suas ações não negoceiam na bolsa de valores). Esse negócio estará a ser liderado pela Thrive Capital, havendo mais procura do que oferta, indica a agência.

Por último, a Bloomberg refere que a OpenAI poderá levantar capital da G42 uma empresa de inteligência artificial sediada em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), com o intuito de lançar um novo ramo dedicado ao desenvolvimento de processadores. Em causa poderá estar um investimento entre oito mil milhões e dez mil milhões.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

OpenAI pode ser avaliada em mais de 100 mil milhões de dólares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião