Comissão parlamentar turca aprova adesão da Suécia à NATO

  • Lusa
  • 26 Dezembro 2023

A Turquia é o último membro da Aliança Atlântica, juntamente com a Hungria, a bloquear a adesão da Suécia à NATO, através de sucessivas exigências.

A comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros turca aprovou esta terça-feira o pedido de adesão da Suécia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), aproximando-a de ser membro efetivo da aliança.

A Turquia é o último membro da Aliança Atlântica, juntamente com a Hungria, a bloquear a adesão da Suécia à NATO, através de sucessivas exigências, mas a comissão de Negócios Estrangeiros da Assembleia Nacional turca voltou a analisar o tema, que foi, depois, aprovado.

A Suécia apresentou o seu pedido de adesão ao mesmo tempo que a Finlândia – que foi admitida em abril – após o início da guerra russa na Ucrânia.

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, “congratulou-se” com a votação da comissão de Negócios Estrangeiros do parlamento turco a favor da adesão da Suécia à Aliança Atlântica, passo que abre caminho à ‘luz verde’ formal do país.

A Turquia foi o último membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), juntamente com a Hungria, a retardar a adesão da Suécia. “Conto que [os dois Estados] concluam o mais rapidamente possível os seus processos de ratificação” da adesão da Suécia, “o que tornará a NATO mais forte”, declarou Stoltenberg, em comunicado.

(notícia atualizada às 18h08 com a reação de Stoltenberg)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Comissão parlamentar turca aprova adesão da Suécia à NATO

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião