Maiores bancos eliminam 60 mil empregos no pior ano desde 2008

  • ECO
  • 26 Dezembro 2023

Vinte dos maiores bancos mundiais eliminaram quase 62 mil postos de trabalho em 2023, no pior ano desde a crise financeira global de 2008.

Os maiores bancos em todo o mundo eliminaram mais de 60 mil postos de trabalho em 2023, sendo um dos anos em que mais empregos cortaram desde a crise financeira, segundo a contabilização do jornal britânico Financial Times (acesso pago, conteúdo em inglês).

De acordo com o jornal, a queda das receitas na banca de investimento devido à contração do mercado de M&A (fusões e aquisições) e de entradas em bolsa levaram Wall Street a proteger a margem de lucro com a redução de pessoal.

Por outro lado, o resgate do Credit Suisse pelo UBS resultou em menos 13 mil postos de trabalho com a junção dos dois negócios, sendo expectável que as redundâncias venham a atirar para o desemprego mais bancários no próximo ano.

“Não há estabilidade, não há investimento e não há crescimento na maioria dos bancos – e deverão cortar mais empregos”, referiu Lee Thacker, da Silvermine Partners, empresa de recursos humanos no setor financeiro.

O FT calcula que 20 dos maiores bancos mundiais cortaram 61.905 postos de trabalho. Este valor compara com os mais de 140 mil empregos eliminados pelos mesmos bancos durante a crise financeira global de 2007 e 2008.

Além do UBS/Credit Suisse, o Wells Fargo foi responsável pela redução de 12 mil trabalhadores dos seus quadros, seguido do Citigroup e Morgan Stanley, que cortaram cerca de cinco mil cada.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Maiores bancos eliminam 60 mil empregos no pior ano desde 2008

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião