Operação Influencer. MP considera Galamba o “mentor” dos esquemas e diz que Lacerda pode continuar “atividade criminosa”

O ex-ministro das Infraestruturas João Galamba é considerado pelos procuradores do Ministério Público (MP) o “verdadeiro mentor” do alegado esquema que daria vantagens ao data center da Start Campus, em Sines, e admite que Lacerda Machado pode continuar a “atividade criminosa”, avança o Expresso (acesso pago).

No recurso às medidas de coação de Nuno Dias Costa, o MP defende que lhe parece “cristalino” que o ex-governante “não só atuou conluiado com os arguidos Afonso Salema e Rui Oliveira Neves, da Start Campus, como foi, na verdade, o autor e verdadeiro mentor dos factos ora em apreço”.

De acordo com os procuradores, “todos os atos foram praticados” por Galamba, enquanto membro do Executivo, “ou, pelo menos, seriam por si preparados e apresentados em Conselho de Ministros”. O MP admite ainda que há “perigo de continuação da atividade criminosa” de Lacerda Machado, dado que “nada exclui que (…) possa continuar a desenvolver a sua rede de contactos junto de diversas entidades e titulares de cargos políticos em prol da sociedade Start Campus”, aponta ainda o documento citado pelo semanário.

Relacionados