Regulador britânico impôs restrições a sete corretoras de seguros

  • ECO Seguros
  • 10 Janeiro 2024

Em causa está a atividade dos representantes que contrataram para exercer atividade financeira regulamentada pelo órgão regulador.

A Autoridade de Conduta Financeira (FCA) britânica impôs restrições a sete corretoras de seguros devido às atividades praticadas pelos representantes que designaram para exercer atividade financeira regulamentada que não seguiram as regras do órgão regulador, avançou o jornal britânico Insurance Post. Todas as corretoras assinaram um acordo voluntário com a autoridade onde concordaram em restringir a sua atividade com os representantes.

Os representantes designados são uma pessoa ou empresa que leva a cabo atividades financeiras reguladas. Importa salientar que não têm licença fornecida pela FCA mas por outra empresa, denominada de principal, esta sim autorizada pelo órgão, que não só disponibiliza os seus serviços como é encarregue de fiscalizar as atividades dos AR, clarifica o regulador.

Matt Brewis, head of insurance na FCA, o órgão que lidera registou atividades contrárias às regras do órgão regulador.

Segundo Matt Brewis, head of insurance na FCA, o regulador registou três tipos de infrações: empresas que não têm pessoal suficiente a supervisionar as ações dos AR, “mas aceitam dinheiro de bom grado para emprestar a sua autorização aos AR sem verificar (a sua atividade)”; algumas empresas permitem que o AR as represente em diferentes setores que estão envolvidos; e existem casos que o tamanho da empresa de AR é superior à empresa que o supervisiona – ações contrárias às regras impostas pelo órgão regulador.

Uma vez impostas as restrições, estas podem ser mantidas ou até agravadas “se as expectativas do regulador não forem satisfeitas”, escreve o jornal britânico.

Importa salientar que as restrições podem ir desde de terminar a atividade regulamentada, passam pela prevenção da integração de novos AR, até o término de relação contratual com alguns AR.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Regulador britânico impôs restrições a sete corretoras de seguros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião