Vacinação contra a Covid-19 alargada à população com mais de 18 anos a partir da próxima semana
Já a indicação para a vacinação contra a gripe vai ser alargada a partir de segunda-feira para as pessoas a partir dos 50 anos.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) vai alargar a indicação para a vacinação contra a gripe às pessoas a partir dos 50 anos, anunciou esta sexta-feira o ministro da Saúde. Ao mesmo tempo, será alargada a vacinação contra a Covid-19 a partir dos 18 anos. A decisão tem efeito a partir da próxima segunda-feira, dia 15 de janeiro.
“Daqui a algumas horas as pessoas com mais de 50 anos também se vão poder vacinar” contra a gripe, afirmou Manuel Pizarro, na inauguração da Unidade de Saúde do Beato, em Lisboa, referindo que a decisão tem a ver com a disponibilidade de vacinas.
“A distribuição destas idades é feita na base de uma avaliação científica sobre a vantagem da vacinação […]. Aquilo que a DGS fez foi avaliar se, havendo ainda disponibilidade de vacinas, havia ou não vantagem para a saúde das pessoas em alargar o leque das pessoas que se podem vacinar”, indicou Manuel Pizarro.
O anúncio da DGS sobre essa decisão será feito ainda esta sexta-feira, “daqui a algumas horas”, segundo a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que também esteve presente na inauguração da Unidade de Saúde do Beato.
Com efeito, num comunicado enviado às redações já depois das 21 horas, a DGS anunciou o alargamento da vacinação sazonal contra a gripe a partir dos 50 anos, à qual se junta o alargamento da vacinação contra a Covid-19 a partir dos 18 anos. A atualização destas normas entra em vigor na próxima segunda-feira, 15 de janeiro, indica.
Esta decisão surge um dia depois de a secretária de Estado da Promoção da Saúde ter dito, em declarações à RTP2, que as vacinas contra a gripe e contra a Covid-19 iriam passar a ser administradas gratuitamente a “pessoas acima dos 45 anos”, dado o contexto nacional e uma vez que há “doses suficientes em stock“. O ECO sabe que esta hipótese esteve em cima da mesa, mas por enquanto é apenas alargada a vacinação da gripe para os maiores de 50 anos.
A descida de temperaturas e a coincidência com as festividades levou a um aumento dos casos de gripe, que está a colocar pressão sobre os hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), bem como nos hospitais privados (ainda que em menor escala nestes últimos). Na última semana, os tempos de espera nos serviços de urgência têm diminuído, mas a pressão situa-se agora nas vagas para internamento nestes serviços. Esta circunstância está a forçar alguns hospitais a tomarem medidas para libertarem camas. É o caso do Hospital de Santa Maria, que está a reagendar as cirurgias programadas.
Nas declarações à RTP2, a secretária de Estado da Promoção da Saúde reforçou o apelo à vacinação e sublinhou que, apesar deste alargamento, as evidências científicas demonstram que é acima dos 60 anos que “as pessoas têm maior benefício em vacinar-se contra gripe”, além dos cidadãos cujas “condições de saúde” os “colocam com um risco acrescido”.
A campanha sazonal contra a gripe e a Covid-19 arrancou no final de setembro e atualmente é gratuita para todas as pessoas com mais de 60 anos e para outros grupos prioritários que foram definidos pela DGS. O último balanço dava conta de que até ao final de 2023 tinham sido vacinadas mais de 2,2 milhões de pessoas contra a gripe.
E se, habitualmente, as farmácias comunitárias já podiam administrar as vacinas contra a gripe, nesta campanha e pela primeira vez, também o podem fazer no caso da Covid-19 para as pessoas com mais de 60 anos. A adesão é voluntária e, tal como o ECO revelou, o Estado vai pagar 2,5 euros às farmácias por cada administração da vacina da Covid-19.
(Notícia corrigida pelas 14h29 com a indicação de que, afinal, a vacinação contra a gripe foi alargada para os cidadãos a partir dos 50 anos e não a partir dos 45 anos, como inicialmente noticiado, e posteriormente atualizada às 21h50 com o alargamento da vacinação contra a Covid-19 e respetiva entrada em vigor)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Vacinação contra a Covid-19 alargada à população com mais de 18 anos a partir da próxima semana
{{ noCommentsLabel }}