Hoje nas notícias: Rendas, CGD e SNS

  • ECO
  • 17 Janeiro 2024

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A Câmara Municipal de Lisboa vai flexibilizar as regras para a construção de habitação para arrendamento acessível em Lisboa. A Caixa Geral de Depósitos deverá aumentar massa salariar em 5% em 2024 e o SNS vai perder este ano cinco mil profissionais que atingem a idade da reforma. Estas são algumas das notícias em destaque nos jornais esta quinta-feira.

Moedas flexibiliza parcerias com privados para renda acessível

A Câmara Municipal de Lisboa vai flexibilizar as regras para a construção de habitação para arrendamento acessível em Lisboa, em terrenos da câmara, mas com financiamento privado, por contraposição ao modelo atual, de concessões. O novo modelo, que terá ainda de passar pelo crivo dos vereadores, será levado a reunião de câmara esta quarta-feira, 17 de janeiro. Se passar, as primeiras hastas públicas deverão “avançar rapidamente” e vão abranger dois projetos, em Benfica e no Parque das Nações, para um total de 550 habitações com vista a ficarem concretizados em três anos e meio, revela a vereadora da habitação, Filipa Roseta.

Leia a notícia completa em Jornal de Negócios (acesso pago)

CGD propõe aumento salarial de 3% em 2024

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai propor um aumento salarial de 3% em 2024. Na proposta entregue aos sindicatos, o valor apresenta-se como 50% superior à valorização de 2% que está a ser negociada pela generalidade do setor. A isto acrescem ainda as promoções (realizadas e por concretizar) e o aumento de prémios e incentivos a pagar em 2024 face a 2023, o que resultará num aumento da massa salarial em 5%.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

SNS tem cinco mil profissionais na idade de reforma

Há 1.901 clínicos que têm ou terão, em 2024, 66 ou mais anos — idade para poder pedir a reforma, de acordo com os dados da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS). O número ascende os 5.000 quando se incluem outros grupos profissionais do setor. Este número inclui os profissionais que já atingiram a idade em anos anteriores, mas que ainda não apresentaram pedido de aposentação, e os que atingem esse marco ao longo deste ano. Em novembro último, o Sistema Nacional de Saúde contava com quase 150 mil profissionais contratados.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Lightsource BP com projeto de 250 milhões para central solar em Castelo Branco

Os britânicos da Lightsource BP querem construir uma central solar no distrito de Castelo Branco. O valor total de investimento ascende a 250 milhões de euros e contará com uma potência total de 269 megawatt pico (MWp). O Estudo de Impacte Ambiental foi recentemente submetido à Agência Portuguesa do Ambiente para ser avaliado. Este é o quinto projeto da Lightsource BP a ser submetido a Avaliação de Impacte Ambiental. Os restantes projetos solares encontram-se na Chamusca, distrito de Santarém; Paiva, distrito de Viseu; Mogadouro, distrito de Bragança e Cibele em Rio Maior, distrito de Santarém.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)

Fisco vigia vendas online sem cobrar impostos, para já

As plataformas de venda de artigos em segunda mão — como a Vinted, Facebook ou o OLX — estão desde o ano passado obrigadas a comunicar arrendamentos, prestação de serviços pessoais, aluguer de transporte e vendas ao Fisco. Mas, para já, as informações não se vão traduzir em cobrança de impostos este ano, segundo fonte da Autoridade Tributária AT. Ainda assim, não se exclui que, a prazo, estas informações possam vir a dar origem à tributação das operações online.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Rendas, CGD e SNS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião