5 coisas que vão marcar o dia
Serão conhecidos dados relativos às taxas de juro implícitas no crédito à habitação em Portugal e a evolução do PIB e principais agregados na Zona Euro e UE. DBRS avalia o rating da dívida portuguesa.
Esta sexta-feira, o INE atualiza os dados relativos às taxas de juro implícitas no crédito à habitação, enquanto o Eurostat dá a conhecer a evolução do PIB e principais agregados na Zona Euro e UE. Termina o Fórum Económico Mundial de Davos e a agência de notação financeira DBRS vai avaliar o rating da dívida portuguesa.
INE atualiza taxas de juro implícitas no crédito à habitação
O Instituto Nacional de Estatística (INE) publica esta sexta-feira os dados relativos às taxas de juro implícitas no crédito à habitação referentes a dezembro. Na última publicação, referente a novembro, o gabinete de estatística indicou que a correção das taxas Euribor em outubro gerou, pela primeira vez em 20 meses, uma queda da taxa de juro implícita nos novos créditos à habitação.
Eurostat divulga dados do PIB
Também esta sexta-feira, o Eurostat faz uma atualização aos dados sobre o PIB e principais agregados na Zona Euro e União Europeia (UE) referentes ao terceiro trimestre de 2023. Entre abril e junho, as economias do euro cresceram 0,2%, segundo os últimos dados.
Como evoluíram os preços na agricultura?
O Eurostat divulga ainda a evolução do índice de preços agrícolas em 2023. No segundo trimestre do ano passado, Portugal voltou a ser o país da União Europeia que registou a maior subida nos preços agrícolas, com um aumento de 22%, face ao período homólogo.
DBRS avalia rating de Portugal
A DBRS vai divulgar a avaliação à dívida soberana de Portugal. Esta é a primeira agência de notação financeira a fazê-lo este ano, seguindo-se a S&P e a Fitch em março e a Moody’s, em maio. A agência canadiana avalia atualmente a dívida soberana portuguesa em “A”, com perspetiva estável.
Termina o Fórum Económico Mundial de Davos
Termina esta sexta-feira a 54ª reunião anual do Fórum Económico Mundial (FEM), que arrancou na segunda-feira e que reúne vários líderes mundiais da política, dos negócios e da sociedade civil em Davos. Um dos painéis que será debatido é sobre as “perspetivas económicas globais” e vai contar com a presidente do Banco Central Europeu (BCE) e a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI) como oradoras.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}