Corrupção na Madeira. Autarca do Funchal renuncia ao cargo

As detenções de dois empresários e do autarca do Funchal surgiram na sequência de uma operação que também atingiu o presidente do Governo Regional (PSD/CDS-PP), Miguel Albuquerque.

O Presidente da Câmara do Funchal, Pedro Calado, renuncia ao cargo. O autarca decidiu renunciar ao cargo autárquico antes mesmo de ser ouvido pelas autoridades no âmbito do inquérito judicial, apurou o Expresso.

Pedro Calado é um dos detidos no âmbito do caso, e aguarda pelo interrogatório judicial, que vai decorrer durante esta tarde de sábado. O próprio decidiu afastar-se do cargo camarário, antes mesmo da conclusão da realização da inquirição pelas autoridades judiciais e de serem conhecidas as medidas de coação, diz o semanário.

Os três detidos na quarta-feira por suspeitas de corrupção na Madeira – Pedro Calado, o presidente da Câmara do Funchal, o empresário Custódio Correia e o empresário Avelino Farinha – vão ser ouvidos este sábado, no Tribunal Central de Instrução Criminal, em Lisboa.

As detenções de dois empresários e do autarca do Funchal surgiram na sequência de uma operação que também atingiu o presidente do Governo Regional (PSD/CDS-PP), Miguel Albuquerque, que foi constituído arguido e anunciou na sexta-feira que vai abandonar o cargo.

“Os arguidos começarão a ser ouvidos no sábado, sendo expectável que este processo continue na segunda-feira. Só depois serão conhecidas as medidas de coação”, disse o Conselho Superior da Magistratura.

Segundo a Polícia Judiciária, em causa estão suspeitas de corrupção ativa e passiva, participação económica em negócio, prevaricação, recebimento ou oferta indevidos de vantagem, abuso de poderes e tráfico de influência.

Na manhã de sexta-feira os detidos foram identificados este sábado, durante o interrogatório, vão ser confrontados com o que está no processo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Corrupção na Madeira. Autarca do Funchal renuncia ao cargo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião