CFO do grupo Ageas Portugal passa a administrador da holding em Bruxelas

  • ECO Seguros
  • 30 Janeiro 2024

Após seis anos baseado em Portugal como CFO, Christophe Vandeweghe vai ser Chief Risk Officer e membro da comissão executiva de topo da Ageas.

A Ageas, grupo segurador belga baseada em Bruxelas, acaba de modificar a composição da sua comissão executiva que passa a incluir Christophe Vandeweghe até aqui CFO do Grupo Ageas Portugal, de forma a adaptar o modelo de governo às ambições estratégicas do Grupo.

Christophe Vandeweghe deixa Portugal para ser o Chief Risk Officer da Ageas em Bruxelas.

Christophe Vandeweghe sucederá a Emmanuel Van Grimbergen como CRO, diretor de risco, a partir de 1 de junho de 2024. Com uma carreira iniciada no ING e na Deloitte, Vandeweghe juntou-se à Ageas em 2014 como Diretor de Risco para a Europa Continental. Em 2018 transferiu-se para Portugal para se tornar CRO do Grupo Ageas Portugal e posteriormente CFO. Em abril de 2023 assumiu também a função de Chief Business Development Officer para as atividades em Portugal.

Segundo informação da seguradora, a Comissão Executiva foi reforçada para incluir os 4 segmentos de negócio do grupo – Bélgica, Europa, Ásia e Resseguro – e uma nova direção de desenvolvimento de negócios que terá também como missão fazer evoluir a presença da Ageas em várias frentes.

Assim, o topo operacional do grupo que assegura o funcionamento do grupo passará a ter oito membros. Antonio Cano, diretor geral Europa, vai sair do grupo e terminará o seu mandato em 1 de junho deste ano.

A gestão executiva do grupo mantém Hans De Cuyper como CEO, Wim Guilliams como CFO juntando agora o CRO Christophe Vandeweghe.

Heidi Delobelle, CEO da AG, a seguradora belga do grupo Ageas nascida em 1824, sobe ao comité executivo, devido à “importância da Bélgica para o grupo”. Ben Coumans, atual director do grupo para estratégia e M&A irá substituir Antonio Cano – que em junho sairá da Ageas – como diretor geral da Europa, cobrindo a Ageas Portugal, a Ageas UK e as joint ventures da Turquia. Filip Coremans continua como diretor geral Ásia enquanto Emmanuel Van Grimbergen, atual CRO, será o diretor geral da nova área Resseguros & Investimentos e a ele reportará Joachim Racz, CEO of Ageas Re.

A nova direção de desenvolvimento de negócios será ocupado Karolien Gielen, atual partner especializada em seguros da Boston Consulting Group, que terá como funções estratégia, comunicação, sustentabilidade, desenvolvimento tecnológico e de negócios.

O Grupo Ageas Portugal, liderado por Steven Braekeveldt, ainda não indicou quem vai substituir Christophe Vandeweghe como CFO, mantendo-se a atual comissão executiva com Eduardo Consiglieri Pedroso, Gustavo Barreto, José Gomes, Nelson Machado, Pedro António e Vanda Antunes.

O Ageas é um dos maiores grupos seguradores baseado na Europa, tem 44 mil colaboradores e apresentou receitas de 16 mil milhões de euros em 2022, dos quais cerca de 2 mil milhões em Portugal, onde é o 2º maior grupo. Tem ainda negócios na Bélgica, Reino Unido, Turquia, China, Malásia, Índia, Tailândia, Vietname, Laos, Cambodja, Singapura e Filipinas.

A Fosun, grupo chinês que detém 85% do capital da Fidelidade, é o maior acionista da Ageas com 10,1%, a própria Fidelidade detém 1,1%, o fundo soberano da Bélgica SFPI-FPIM controla 6,4%, os fundos habituais têm posições como a Vanguard 3% e a Schroeder 1,5% e, em ações própria, a Ageas SA/NV detém 3%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CFO do grupo Ageas Portugal passa a administrador da holding em Bruxelas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião