Hoje nas notícias: urgências, AICEP e carros

  • ECO
  • 30 Janeiro 2024

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

No plano nacional, as equipas dedicadas às urgências vão ter “no mínimo” um aumento entre os 60% e os 70%, enquanto a AICEP deve mais de 100 milhões de euros em apoios à internacionalização. Já no plano europeu, há cada vez mais cidades a agravar os custos de estacionamento para os SUV. Conheça estas e outras notícias nas manchetes nacionais desta terça-feira.

Equipas dedicadas às urgências vão ter aumentos salariais de, pelo menos, 60%

As equipas dedicadas às urgências vão ter “no mínimo” um aumento entre os 60% e os 70% face ao ordenado-base, revela o secretário de Estado da Saúde, indicando que o projeto-piloto vai arrancar em cinco Unidades Locais de Saúde (ULS) a partir de fevereiro. A portaria que estabelece as regras e os incentivos a atribuir aos Centros de Responsabilidade Integrados (CRI) nos serviços de urgência é publicada esta terça-feira em Diário da República.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

AICEP deve mais de 100 milhões de euros em apoios

A Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) já executou 322 milhões de euros em Projetos Conjuntos de Internacionalização no âmbito do Portugal 2020, o que representa “uma taxa de execução de 75%”. Contas feitas, e para que a taxa de execução atinja os 100%, faltam mais de 107 milhões de euros por liquidar às associações e às empresas que, nos últimos anos, participaram em feiras no estrangeiro e em outras ações de internacionalização.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Cidades europeias agravam custo de estacionamentos para SUV

Depois de Lyon, em França e Tübingen, na Alemanha, já o terem feito, Paris vai avançar com um referendo, tendo em vista a triplicação do custo do estacionamento para os SUV para 18 euros/hora. Em fevereiro, o Parlamento Europeu vai votar os limites à dimensão dos carros, que aumentam 1 cm a cada dois anos.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso indisponível)

PAN afasta acordo com a AD

O PAN afasta um acordo com a Aliança Democrática (PSD/CDS/PPM) para as eleições legislativas antecipadas, de 10 de março. Não obstante, Inês Sousa Real admite integrar a geringonça caso haja um compromisso escrito.

Leia a entrevista completa no Jornal de Notícias (acesso pago)

Fim de portagens nas ex-SCUT custaria cerca de 170 milhões

O fim das portagens nas antigas SCUT custaria cerca de 170 milhões de euros aos cofres do Estado, de acordo com os cálculos realizados pelo Jornal de Negócios, com base nas receitas com estas vias. Valor calculado pode ficar aquém, uma vez que não inclui ainda todos os descontos entretanto aplicados. O secretário-geral do PS tinha prometido acabar com as portagens nas ex-SCUT, mas não revelou quanto seria o custo da medida.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: urgências, AICEP e carros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião