BRANDS' ECO Impacto da IA nas relações de trabalho

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  • 31 Janeiro 2024

O sétimo episódio do podcast "Inovação e Tecnologia", da Morais Leitão, tem como protagonistas Helena Tapp Barroso e João Vassal.

Num contexto de constante evolução tecnológica, a Inteligência Artificial (IA) emerge como um elemento transformador nas relações laborais, ao mesmo tempo que redefine o panorama tradicional das interações entre seres humanos e máquinas. Este fenómeno não se limita a uma mera mudança nas dinâmicas de trabalho, representa também uma revolução que desafia os paradigmas estabelecidos.

Para explicar quais são esses desafios e como a IA pode ser um aliado no ciclo de trabalho, desde o recrutamento até ao possível despedimento ou cessação de serviço, Helena Tapp Barroso, sócia da Morais Leitão, e João Vassal, advogado-estagiário, reuniram-se, no sétimo episódio do podcast “Inovação e Tecnologia”, que teve como tema o “Impacto da IA nas relações de trabalho”.

Nota: este podcast foi gravado antes da aprovação do AI Act, pelo que os comentários feitos não refletem este desenvolvimento. Para quaisquer dúvidas, a equipa está ao dispor.

“Há meia dúzia de anos atrás, a New York Magazine trazia na capa um cartoon que representava um conjunto de robôs humanoides a passar na rua e a dar esmola a pessoas humanas. E, no fundo, isto demonstra aquela preocupação de que a Inteligência Artificial vai criar desemprego e vai acabar com os empregos. É uma perspetiva quantitativa do tema, que ainda não é uma perspetiva de direito de trabalho, mas de impacto no mercado de trabalho. Não significa que não haja essa vertente. Haverá, mas isso é uma perspetiva quantitativa. Depois podemos olhar para uma perspetiva qualitativa, que é a influência disso no modo de trabalhar e nas condições de trabalho. E, depois, temos uma terceira perspetiva, que é a utilização e o recurso da IA em aspetos de recursos humanos, e aí podemos considerar que temos o recurso a sistema de IA em todo o ciclo de vida da relação laboral, desde a contratação até à cessação, mas também na vida da gestão laboral“, começou por dizer Helena Tapp Barroso.

Nesse sentido, João Vassal destacou o papel da IA no processo de recrutamento: “A verdade é que, nesse momento, tem de haver alguma cautela com alguns fatores, desde a discriminação a outros, porque temos todos de poder aceder de forma igual a um mesmo emprego. Depois haverá um caminho natural de evolução da tecnologia na relação de trabalho e enquanto ferramenta para auxiliar os recursos humanos”.

Que cuidados se devem ter no recrutamento com IA?

De acordo com João Vassal, há, desde logo, um paradigma de ética, que diz respeito aos diferentes cuidados a observar quando se utiliza uma determinada tecnologia. “A IA acaba por ter subtemas e abrange aqui uma nova forma de vermos os algoritmos. Até então, tínhamos uma ideia estanque do algoritmo e aqui começamos a ter uma nova tecnologia, que começa a abrir novos caminhos e a ter ideias por si. E isto origina determinados problemas que levam a que, quando implementamos este tipo de tecnologias, tenhamos de ter atenção a uma série de pilares”, disse.

Dentro desses pilares, está a justiça, “que se prende sobretudo por uma questão de igualdade, de não discriminação e, portanto, conseguimos isso através da informação com que alimentamos as bases de dados, a transparência dessa informação que deve, desde logo, ser informada ao trabalhador”. O advogado-estagiário realçou, ainda, o pilar do bem-estar social e ambiental, “que está ligado a um fator de saúde mental, de saúde no trabalho”, e o pilar de responsabilização, “que toda a implementação de tecnologias e outros sistemas implica”.

O processo do recrutamento é, talvez, um dos processos em que há o interesse em recorrer a determinadas ferramentas, sobretudo em situações de processos de recrutamento com grande volume de candidatos, em que há um conjunto de triagem e de pré-seleção de CVs. A própria utilização de determinados sistemas de entrevista com recurso a IA, que podem fazer medições da diversidade do vocabulário que é utilizado pelo candidato, perceber se é um candidato que está a utilizar vocabulário muito elementar ou mais sofisticado, aspetos sobre as próprias oscilações de nível de discurso na entrevista, ir à procura de determinados elementos e palavras-chave que, de acordo com a informação de treino e a informação de base, são aspetos que estavam presentes em informação histórica de carreiras de sucesso“, afirmou, por sua vez, a sócia da Morais Leitão.

No entanto, em linha com aquilo que João Vassal já havia salientado, Helena Tapp Barroso alertou para a importância da não discriminação em todo este processo e, para elucidar melhor esta necessidade, deu o exemplo do caso da Amazon: “A Amazon utilizou um algoritmo na contratação de pessoas para a área das Tecnologias de Informação, com base em informação dos últimos 10 anos de processos de recrutamento. O sistema estava ensinado a identificar determinados aspetos nos CVs, associados a certos perfis que, na história, eram perfis de sucesso. Mas deu-se o caso que esses perfis estavam centrados em homens. Ou seja, aquilo que se verificou é que o sistema não selecionava necessariamente os melhores candidatos, mas sim candidatos cujas palavras-chave e cujos aspetos faziam match com elementos chave de sucesso. E, com isso, acabaram por estar, ainda que não intencionalmente, a excluir CVs de mulheres“.

Acompanhe, aqui, toda a conversa:

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