Lucro do BPI sobe 42% para 524 milhões em 2023

Portugal contribuiu com 444 milhões de euros para os lucros do BPI no ano passado, mais 88% face a 2022.

O BPI registou lucros de 524 milhões de euros em 2023, uma subida de 42% face ao ano anterior, à boleia da subida das taxas de juro. Portugal contribuiu com 444 milhões. Mas o CEO João Pedro Oliveira e Costa adianta que o pico dos resultados está a passar.

“Foi um resultado robusto, ganhamos quota no crédito à habitação e no crédito às empresas, temos elevada capitalização e liquidez elevada”, resumiu o gestor na conferência de imprensa de apresentação das contas anuais, assegurando que o banco irá distribuir parte do resultado ao acionista, o espanhol CaixaBank. “Temos pretensão de pagar dividendos”, afirmou.

Com os juros em queda, o líder do BPI adiantou que os resultados da banca não vão manter nestes níveis elevados. “Não estou a ver retornos de capital e lucros ao nível do que temos agora. Vamos entrar num período de normalização que demorará um a dois anos”, frisou.

Como acontece com a generalidade do setor, o resultado foi impulsionado pela margem financeira, que corresponde à diferença entre os juros cobrados pelos empréstimos e os juros pagos pelos depósitos. No caso do BPI, a margem disparou 72% para 943 milhões de euros.

Já as comissões recuaram 1% para 291,4 milhões, fazendo com que, somando à margem, o produto bancário tivesse subido quase 40% para 1,2 mil milhões de euros.

O BPI conseguiu fechar o ano com um crescimento da carteira de empréstimos, na ordem dos 3% e superando a barreira dos 30 mil milhões de euros. “Tivemos ganhos de quota importantes”, sublinhou o líder do BPI aos jornalistas. O crédito à habitação subiu 3% para 14,6 mil milhões, com uma quota próxima dos 15%. O crédito às empresas cresceu 5% para 11,5 mil milhões. “Foi um dos melhores anos na banca de empresas”, notou João Pedro Oliveira e Costa.

A nova produção de crédito à habitação caiu 10% face a 2022, atingindo os 2,4 mil milhões. Mais de metade teve taxa fixa (46%) ou mista (17%). João Pedro Oliveira e Costa espera que o banco atinja o mesmo volume em 2024.

os depósitos registaram uma contração de 4% para 29,2 mil milhões de euros, com o banco a ser penalizado por dois fatores: o uso de poupanças para a amortização do crédito e a fuga para os Certificados de Aforro na primeira metade do ano passado.

Com o negócio a disparar em Portugal, o contributo africano teve desempenho contrário, sobretudo por causa de Angola, onde o BFA deu menos 57% para 42 milhões de euros. Moçambique atenuou a quebra angolana com a contribuição do BCI a subir 13% para 39 milhões.

Ainda assim, o BPI atingiu uma rentabilidade dos capitais próprios (ROTE) de perto de 16% em Portugal.

Zero casas entregues ao banco em 2023

João Pedro Oliveira e Costa destacou ainda que não foi entregue qualquer casa ao banco devido a incumprimento do crédito no ano passado. “Tivemos um enorme esforço das famílias para equilibrar os seus orçamentos”, explicou o CEO do BPI, adiantando que as medidas tomadas pelo Governo e pelo próprio banco ajudaram a atenuar o efeito da subida dos juros.

De acordo com o banco, 3.800 clientes pediram para renegociar o crédito da casa ao abrigo da medida do Governo, envolvendo um montante de 436 milhões de euros. Há ainda renegociações num nível “residual” realizadas fora do decreto-lei do Governo, segundo o administrador Francisco Mato. Cerca de 5.100 famílias beneficiam da bonificação de juros.

Por outro lado, 400 famílias pediram para fixar a prestação da casa.

(Notícia atualizada às 12h19)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucro do BPI sobe 42% para 524 milhões em 2023

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião