Lucros recorde da Galp superam os mil milhões de euros em 2023

Observando só o desempenho do quarto trimestre, os lucros da Galp cresceram 4% em termos homólogos, para 284 milhões de euros.

A Galp obteve um lucro de 1.002 milhões de euros em 2023, batendo os 881 milhões que tinha registado em 2022, e que tinham sido os maiores da sua história, de acordo com os dados publicados esta segunda-feira na Comissão do Mercado e Valores Mobiliários (CMVM). Foi um crescimento de 14% face ao ano anterior. Observando só o desempenho do quarto trimestre, os lucros da Galp cresceram 4% em termos homólogos, para 284 milhões de euros.

A administração da petrolífera vai propor à assembleia geral de acionistas aumentar o dividendo em 2024 para 54 cêntimos por ação, à semelhança do que tem vindo a fazer nos últimos dois anos – que compara com 52 cêntimos por ação pagos sobre o exercício do ano anterior, e levar a cabo um programa de recompra de ações de 350 milhões de euros ao longo do ano de 2024. Uma opção a que já tinha recorrido em 2023, embora com uma maior magnitude (500 milhões de euros).

Apesar de 2023 ter sido o terceiro ano consecutivo de lucros, o desempenho operacional não foi dos melhores e pode ajudar a explicar o facto de os investidores estarem a penalizar em bolsa a Galp. A petrolífera iniciou a sessão a cair mais de 3%, tendo depois corrigido para uma queda mais suave (a oscilar entre os 1,7 e 1,5%). O EBITDA, ou seja, o resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações, recuou 8% face a 2022, para 3,6 mil milhões de euros, penalizado pela queda no negócio da exploração e produção de petróleo.

Já em termos de margens de refinação houve uma queda anual de 5%, mas numa análise trimestral a queda foi de 54% no quarto trimestre de 2023.

A Galp investiu menos face a 2022 já que o Capex, no ano passado, ascendeu a 1.052 milhões de euros, contra os 1.266 milhões de 2022, ou seja, menos 17%. Mas, o investimento líquido, tendo em conta os desinvestimentos, como a venda de ativos em Angola, foi de 859 milhões de euros. Os investimentos ao nível da produção e exploração de petróleo (upstream) representaram 53% do investimento total e foram sobretudo direcionados para o Brasil, nomeadamente para o Bacalhau, e o início da exploração na Namíbia. A empresa de Filipe Silva, precisa ainda que “cerca de um terço do investimento foi realizado em Portugal”.

Outro indicador revelado aos investidores foi o endividamento líquido que diminuiu em 10% para 1.400 milhões de euros no final de 2023. E os impostos pagos na Península Ibérica, sejam os proveitos extraordinários (windfall taxes), CESE e FNEE ascenderam a 75 milhões de euros.

Nos pressupostos para 2024, a Galp assume que o barril de brent, deverá situar-se nos 80 dólares, que a margem de refinação ascenda aos oito dólares por barril. Espera investir, em média, entre 2023 e 2025 cerca de mil milhões de euros e que o EBITDA ronde os 3,1 mil milhões de euros.

(Notícia atualizada com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucros recorde da Galp superam os mil milhões de euros em 2023

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião