Hoje nas notícias: Sondagens, Soares da Costa e portagens

  • ECO
  • 19 Fevereiro 2024

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O PS continua à frente do PSD, mas direita ganha vantagem à esquerda na nova sondagem da Aximage. O presidente da IP calcula que o fim das portagens nas antigas SCUT do Interior e Algarve terá um custo de 113 milhões de euros. E o futuro comprador da Meo terá de pagar renda para usar rede de fibra por mais 16 anos, caso a Altice venda os ativos em separado. Estas são algumas das notícias em destaque nos jornais esta segunda-feira.

Sondagem: PS à frente do PSD, mas direita ganha vantagem à esquerda

O PS de Pedro Nuno Santos continua com uma vantagem de cinco pontos (33,1%) sobre a AD de Luís Montenegro (27,7%), de acordo com a mais recente sondagem da Aximage para o JN, DN e TSF. Já os partidos à direita aumentam para cinco pontos a margem em relação aos partidos à esquerda, com o Chega no terceiro lugar (16,4%). BE cai (6,3%), enquanto a Iniciativa Liberal (4,9%), PAN (3,3%) e Livre (2,8%) crescem e CDU surge em último pela primeira vez.

Leia a notícia completa em Jornal de Notícias (acesso condicionado)

Justiça investiga falência da Soares da Costa

A falência da construtora Soares da Costa vai ser investigada na sequência do requerimento apresentado em tribunal por uma antiga funcionária a solicitar que o juiz do processo determine “uma eventual auditoria, ou, em alternativa, seja imediatamente declarada a insolvência culposa” da empresa, pelo alegado “dolo causado e má-fé manifestada pela administração”. O juiz do processo determinou aberto “o incidente de qualificação de insolvência” da empresa, que faliu com dívidas de 526 milhões de euros. O Ministério Público ainda tem de se pronunciar se a insolvência foi ou não culposa.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Fim de portagens no Interior e Algarve tem um custo de 113 milhões de euros

O presidente da Infraestruturas de Portugal (IP) diz que a eliminação das portagens nas antigas SCUT do Interior e Algarve terá um custo de 113 milhões de euros. Miguel Cruz refere que terá de ser compensada de outra forma, nomeadamente através de aumentos de capital da IP. Em entrevista ao Jornal Negócios e à Antena 1, o responsável assegurou que a linha da Beira Alta e do corredor internacional Sul estarão a funcionar em 2025 e que não foram perdidos fundos europeus.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Futuro comprador da Meo tem de pagar renda para usar rede de fibra por mais 16 anos

Caso a Altice venda em separado os ativos portugueses, o futuro comprador da Meo terá de pagar renda para usar rede de fibra por mais 16 anos. Apenas terá asseguradas as condições atuais de direito de utilização da rede de fibra até abril de 2040. Na corrida estarão dois potenciais candidatos do setor das telecomunicações: o grupo do multimilionário francês Xavier Niel, que atua em França, Itália e Polónia, e a Saudi Telecom, grupo controlado pela monarquia absoluta da Arábia Saudita.

Leia a notícia completa em Público (acesso condicionado)

Cabaz de bens essenciais aumenta 50 euros em dois anos

A DECO fez as contas e um cabaz de 63 alimentos custava, na última semana, 236,60 euros enquanto em fevereiro de 2022 rondava os 185,66 euros, ou seja, mais mais 50 euros. O que se traduz num aumento de 27%. O azeite surge logo à cabeça como um dos produtos cujo preço mais subiu, com uma garrafa de virgem extra a custar hoje mais 70% do que em fevereiro de 2023. Para subida de de preços contribuiu a pandemia de Covid-19 e invasão russa da Ucrânia.

Leia a notícia completa em Correio da Manhã (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Sondagens, Soares da Costa e portagens

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião