Hoje nas notícias: Santa Casa, Farfetch e AD

  • ECO
  • 21 Fevereiro 2024

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Embora ainda não esteja concluída, a auditoria à Santa Casa Global aponta para a existência de indícios da prática de ilícitos. Na Farfetch, a Coupang, que salvou a empresa da falência, exige mais cortes, o que levou à saída de alguns diretores de áreas tecnológicas. Estas são algumas das notícias que marcam a imprensa esta quarta-feira.

Ainda sem estar concluída, auditoria à Santa Casa aponta ilícitos

Embora a auditoria à Santa Casa Global — empresa criada em 2021 para desenvolver o projeto de internacionalização da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa — ainda não esteja concluída, um relatório datado de 31 de janeiro aponta para a existência de indícios da prática de ilícitos e diz que os investimentos feitos não tiveram a assinatura de Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, algo que devia ter acontecido.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Coupang exigiu mais cortes na Farfetch levando à saída de diretores

Depois de a Coupang ter exigido cortes mais extensos do que os inicialmente aprovados na Farfetch, alguns diretores de áreas tecnológicas decidiram sair por entenderem que iriam ficar sem equipa para gerir e sem condições de trabalho. O novo dono da Farfetch salvou a empresa da falência adquirindo-a por 500 milhões de dólares. A nível global os despedimentos devem afetar entre 25 a 30% da força laboral, o que poderá levar à saída de cerca de duas mil pessoas.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Pinto Luz diz que nem pressão de Marcelo vai alterar regras da AD para cenários pós-eleitorais

Miguel Pinto Luz defendeu em entrevista à Renascença que a AD tem as suas regras e que não vale a pena o Presidente da República colocar barreiras sobre cenários para o após eleições legislativas de 10 de março. Continuando a recusar dizer se Luís Montenegro viabiliza ou não um Governo minoritário do PS, o vice-presidente do PSD disse que as regras do líder do PSD estão definidas, algo que nem uma eventual pressão de Marcelo Rebelo de Sousa poderá mudar. “Chega, jamais, não governamos se não ganhamos e não cenarizamos sobre derrotas. A AD vai ganhar as eleições de 10 de março e é nisso que estamos absolutamente focados e não cenarizamos sobre esse tema”, disse ainda Pinto Luz.

Leia a notícia completa na Renascença (acesso livre)

Provedora de Justiça quer serviços públicos mais próximos

Apesar da generalização do atendimento por marcação com a pandemia, e reconhecendo os ganhos de eficiência, a provedora de Justiça alerta para a necessidade de uma “administração de porta aberta, que se saiba que está, onde está e que está ao serviço dos cidadãos”. Maria Lúcia Amaral, no âmbito de um Relatório sobre o Atendimento ao Cidadão nos Serviços Públicos, recomenda a necessidade de garantir um maior equilíbrio entre o atendimento presencial com e sem marcação. A provedora recomendou ainda a proibição por parte do Governo da utilização de linhas de valor acrescentado para efeitos de atendimento ao cidadão e o reforço da capacidade de resposta dos serviços públicos nos grandes centros urbanos.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Banca aposta em dívida coberta para financiamento

Um pouco por toda a Europa tem existido uma procura pela dívida coberta. Em Portugal, o Novo Banco prepara uma emissão de obrigações cobertas, sendo que o Santander Totta e o BPI já o fizeram também. Desde o arranque do ano foram várias as instituições financeiras que já colocaram montantes significativos em obrigações cobertas – títulos de dívida que são garantidos por um conjunto de ativos, geralmente constituídos por hipotecas ou títulos de dívida, e que têm ganho força nas fontes de financiamento da banca.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Santa Casa, Farfetch e AD

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião