Economia paralela encolhe há duas décadas. Vai valer 17% do PIB este ano

  • ECO
  • 28 Fevereiro 2024

As estimativas avançadas ficam ainda longe dos valores com que o Chega diz contar para financiar as medidas de corte dos impostos e aumento das despesas presentes no seu programa eleitoral.

A economia paralela em Portugal deve representar este ano 17% do Produto Interno Bruto (PIB), calcula o economista Friedrich Schneider, naquela que tem sido uma tendência de descida moderada, mas regular, ao longo dos últimos 20 anos. Segundo os especialistas, existe ainda alguma margem para que continue a encolher para os níveis de alguns países do norte da Europa, noticia esta quarta-feira o Público.

Ao longo dos anos, vários partidos e governos têm esperado contar com o combate à economia paralela para a obtenção de meios adicionais de financiamento do Estado, sem que seja preciso aumentar mais os impostos. No entanto, as estimativas avançadas ficam ainda longe dos valores com que o Chega diz contar para financiar as medidas de corte dos impostos e aumento das despesas presentes no seu programa eleitoral, sublinha o jornal.

O partido de direita foi mais longe do que o habitual com um programa para a legislatura até 2028 que combina medidas que levam a um aumento da despesa (como colocar o valor das pensões mínimas em 820 euros) com outras de redução da receita (como cortes significativos em impostos), esperando encontrar a solução para isso em enormes ganhos com o combate à corrupção e com a redução drástica da economia paralela.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Economia paralela encolhe há duas décadas. Vai valer 17% do PIB este ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião