Yurtle levanta 1,6 milhões para combater esgotamento dos cuidadores informais

A ronda seed da insurtech, que ajuda as empresas a combater o esgotamento dos funcionários que são cuidadores informais, foi coliderada pelos fundos Insurtech Gateway e MSM (Mustard Seed MAZE).

António Ribeiro, fundador da Yurtle

A Yurtle, insurtech sediada em Londres e fundada pelo português António Ribeiro, fechou uma ronda de financiamento seed de 1,37 milhões de libras (cerca de 1,6 milhões de euros). Com esta ronda, a startup, que ajuda as empresas a combater o esgotamento dos cuidadores informais, quer expandir equipa e lançar o Yurty, o “primeiro aliado digital de cuidados do Reino Unido.”

“Acreditamos que não há nenhum desafio sistémico único mais urgente ou fascinante para resolver do que a nossa população envelhecida. Estamos entusiasmados por ter assegurado esta ronda de financiamento que nos permite continuar a construir as ferramentas que as famílias precisam para cumprir suas obrigações de cuidados para com seus entes queridos sem sacrificar sua saúde”, diz Antonio Ribeiro, fundador da Yurtle, citado em comunicado.

A ronda foi coliderada pelos fundos Insurtech Gateway e MSM (Mustard Seed MAZE). “O desafio de uma população idosa em crescimento foi sempre uma área de interesse para o fundo MSM, tendo em consideração a dimensão do problema e o potencial de impacto. Depois de conhecer a Yurtle, ficou claro para nós que um modelo de negócios escalável poderia ser encontrado neste espaço. A combinação de uma solução que resolve as questões financeiras (seguros) e não financeiras (plataforma) ligadas aos cuidados, juntamente com um modelo de negócio que divide a responsabilidade entre funcionários e empregadores, torna isso possível”, justifica Sofia Queiroz, principal de Investimentos do MSM, fundo com sede em Lisboa e Londres, citada em comunicado.

A Yurtle procura responder à prestação de cuidados à população idosa, num momento em que se vive um inverno demográfico em muitas geografias: o número de pessoas com mais de 65 anos cresce duas vezes mais rápido do que os grupos etários mais jovens, e as pessoas vivem mais anos, aumentando a necessidade da prestação de cuidados.

Só no Reino Unido, 12.000 por dia assumem o papel de cuidadores informais de um familiar idoso, doente ou incapacitado. Estima-se que a falta de apoio aos cuidadores informais tenha um impacto de 4,8 mil milhões de libras (cerca de 5,6 mil milhões de euros) por ano, em perdas de produtividade, por motivos de ausência ou rotatividade. E com impacto na paridade de género no mundo do trabalho. Mais de 65% dos cuidadores informais são mulheres.

“A prestação de cuidados é a principal razão da subrepresentação das mulheres nos cargos de liderança sénior, nas diferenças de remuneração entre géneros e da menor participação das mulheres no trabalho remunerado. O produto da Yurtle adota uma abordagem direta para combater esta desigualdade, oferecendo aos cuidadores o apoio da comunidade e a segurança financeira necessários para cuidar da sua própria saúde e carreira, enquanto fornecem cuidados de alta qualidade aos seus entes queridos. Estamos orgulhosos de apoiar a Yurtle a expandir o seu produto pelo Reino Unido e além”, diz Richard Chattock, CEO do Insurtech Gateway, citado em comunicado.

Pago pelos departamentos de RH dos empregadores, a solução b2b da Yurtle previne o esgotamento dos cuidadores, dando-lhes a possibilidade, caso não possam “cumprir seu papel de cuidador informal habitual, devido a doença ou acidente”, de ter “acesso a financiamento e profissionais para garantir a continuidade de cuidados para um dependente”.

A aplicação da Yurtle ajuda ainda os colaboradores a refletir sobre a “carga de cuidado informal assegurada por eles”, mas também receber “conselhos personalizados sobre como se tornar cuidadores mais eficazes e mostrar-lhes como mobilizar sua rede existente para compartilhar responsabilidades de cuidados.”

“A Yurtle já garantiu acesso à distribuição para mais de 60% do mercado corporativo do Reino Unido”. A injeção de capital vai permitir à Yurtle “crescer a sua equipa nas áreas de produto e vendas” – atualmente, a Yurtle tem três pessoas a tempo inteiro e o objetivo é duplicar a equipa –, bem como lançar o Yurty, “o primeiro aliado digital de cuidados do Reino Unido”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Yurtle levanta 1,6 milhões para combater esgotamento dos cuidadores informais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião