5 coisas que vão marcar o dia

  • ECO
  • 29 Fevereiro 2024

Dia de indicadores: inflação, PIB, emprego e turismo no INE e gap salarial entre homens e mulheres no Eurostat. EDP dá continuidade à temporada de apresentação de resultados no PSI.

Dia cheio em indicadores: do lado do Instituto Nacional de Estatística (INE), saem estatísticas sobre a inflação, o PIB, o emprego e o turismo; já o Eurostat revela dados sobre as diferenças salariais entre homens e mulheres. Prossegue temporada de resultados na bolsa com a EDP a prestar contas após o fecho do PSI.

Como evoluiu a inflação em fevereiro?

O INE divulga a estimativa rápida sobre a evolução dos preços em fevereiro. O arranque do ano ficou marcado por uma subida da taxa de inflação de 1,4% em dezembro para 2,3% em janeiro, devido à subida dos preços da eletricidade e ao fim do IVA zero nos alimentos.

Economia escapou a recessão

Além dos preços, o INE também revela detalhes sobre as contas nacionais e com novos dados sobre como a economia portuguesa conseguiu evitar a recessão no final do ano, ao crescer 0,8% em cadeia no último trimestre de 2023. Além disso, também apresenta estatísticas sobre a saúde do mercado de trabalho e sobre a atividade turística.

Eurostat mostra gap salarial entre homens e mulheres

Já o Eurostat mostra dados sobre as diferenças salariais entre os homens e mulheres. Além disso, também revela quantas pessoas adquiriram cidadania nos Estados-membros em 2022.

EDP presta contas de 2023

A temporada de resultados do PSI prossegue com a EDP a prestar contas depois do fecho da bolsa. Os analistas sondados pela Reuters esperam que o resultado líquido da empresa liderada por Stilwell d’Andrade tenha duplicado para 1,2 mil milhões de euros no ano passado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião