5 coisas que vão marcar o dia

Banco de Portugal divulga dados da dívida pública, enquanto o Eurostat publica a estimativa rápida da inflação na Zona Euro. Esta sexta-feira, o S&P avalia o rating de Portugal. 

Esta sexta-feira, o Banco de Portugal vai divulgar os dados da dívida pública referentes ao primeiro mês deste ano, enquanto o INE passa a “pente fino” os dados da produção industrial. Já o Eurostat vai divulgar a estimativa rápida da inflação na Zona Euro, bem como dados do desemprego. O S&P avalia o rating de Portugal.

Como evolui a dívida pública portuguesa?

O Banco de Portugal (BdP) revela esta sexta-feira os dados da dívida pública, referentes ao mês de janeiro. Em 2023, o rácio da dívida pública fixou-se nos 97,8% do PIB, abaixo dos 100% como previsto e após a “operação especial” de Fernando Medina no final do ano passado.

INE publica dados da produção industrial

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai divulgar esta sexta-feira os índices de produção industrial referentes a janeiro deste ano. Em dezembro, este índice recuou 5%, contra a quebra de 1,1% registada em novembro, segundo os últimos dados do gabinete de estatística.

Eurostat divulga estimativa rápida da inflação

O Eurostat vai divulgar a estimativa rápida do índice de preços no consumidor na Zona Euro referentes ao mês de fevereiro. Os preços na Zona Euro abrandaram para 2,8% em janeiro, face ao período homólogo. Portugal ficou abaixo da média, ao registar uma variação do índice harmonizado de preços ao consumidor de 2,5%. Serão ainda conhecidos dados do desemprego referentes a janeiro.

S&P avalia rating de Portugal

O Standard and Poor’s (S&P) vai divulgar a avaliação à dívida soberana de Portugal. Esta é a segunda agência de notação financeira a fazê-lo este ano, seguindo-se a Fitch ainda este mês e a Moody’s, em maio. A agência de notação norte-americana avalia atualmente a dívida soberana portuguesa em BBB+, com perspetiva “positiva”.

Trabalhadores da CGD e do Hospital de Cascais em greve

O Sindicato dos Trabalhadores das Empresas do Grupo CGD (STEC) convocou para esta sexta-feira uma greve contra o aumento salarial de 3,5% proposto pela administração do banco público. O sindicato reivindica uma valorização remuneratória de 5,9% com um mínimo de 110 euros. Também os trabalhadores do Hospital de Cascais vão estar em greve, para exigir a negociação da regulamentação coletiva de trabalho, que assegure horários de 35 horas e contratação de recursos humanos. A paralisação foi convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião