Generali Tranquilidade: O que já se sabe para além da nova imagem
A parte visível é um novo logotipo a juntar os símbolos Generali e Tranquilidade, mas já há indícios e certezas do que está a acontecer em Portugal com a incorporação da Liberty no grupo.
Os dirigentes do Grupo Generali em Portugal reuniram esta quarta-feira 2.400 dos atuais e futuros colaboradores e parceiros no Altice Arena, em Lisboa, para anunciar o nome da marca a usar pela companhia de seguros – que será Generali Tranquilidade – e revelar os passos mais imediatos que vão ser dados, cumprindo o compromisso de serem estes públicos os primeiros a saber o que está planeado pela equipa do CEO Pedro Carvalho.
Vai-se tornar gradualmente evidente, desde já, a mudança de imagem em 1.500 espaços em todo o país, ou quase, a Açoreana, marca da Generali Seguros vai manter a sua identidade na região. Serão 600 lojas Tranquilidade – cuja última renovação já tinha 8 a 9 anos de vida e, logo, de uma maneira ou outra, iam receber melhoramentos –, a que se adicionam 300 lojas Liberty, 100 hospitais e cerca de 500 oficinas e outros serviços que vão receber a nova imagem até ao final deste ano.
A manutenção da cor verde, utilizado atualmente no interior das lojas Tranquilidade, na nova imagem, permitiu reduzir trabalhos de decoração e não onerar esta transformação para além de cerca de 3 milhões de euros. Já as lojas Liberty tinham liberdade de ação no seu interior e, por isso, apenas na fachada será notória a mudança de marca.
Da Liberty sabe-se que existe interesse da Generali em manter os colaboradores que eram 370 no final de 2022. Os motivos apontados passam por não se pretender outro processo de rescisões como o ocorrido em 2020 quando da integração das Generali na Seguradoras Unidas. Também por que o plano estratégico da Generali é crescer em Portugal e, finalmente, não quer perder a carteira de seguros e clientes que a Liberty vai trazer.
Com necessidade de mão-de-obra para esse crescimento, o interesse da Generali será a recolocação de colaboradores excedentários em outras áreas onde passe a existir escassez, aumentando os níveis de eficiência. Sem ser o único indicador, com base em dados da ASF para 2022, o valor anual de prémios emitidos por colaborador da Liberty era de 683 mil euros enquanto para cada um dos 1070 colaboradores da Generali era de 1,1 milhões de euros.
O canal de mediadores vai ser complementado. Segundo fonte interna, do top 300 dos maiores mediadores e corretores de seguros da Liberty, todos eram multimarcas e apenas 30 não trabalhavam já com a Generali Tranquilidade. Alguns poderão vir a ser seduzidos para a vontade da Generali de aumentar a sua rede de agentes exclusivos.
A marca Génesis, que denominava o canal de distribuição apenas digital da Liberty , vai desligar ainda durante este mês de março, concentrando o grupo o novo negócio e as renovações no canal digital LOGO, já pertencente à Generali e cuja antiguidade e notoriedade é superior.
A incorporação da Liberty na Generali Seguros faz a Generali Tranquilidade reforçar o 2º lugar no ranking Não Vida em Portugal. Segundo dados de 2023 terá agora 22,2% de quota de mercado neste segmento enquanto o líder de mercado Fidelidade conta com 28,5%. O Grupo Ageas está em terceiro lugar com 14,5% de mercado neste segmento.
Ainda segundo dados de 2023, no ranking geral de produção, incluindo Vida e Não Vida, a Generali Tranquilidade eleva a quota para 13,7% mantendo o terceiro lugar, enquanto Fidelidade com 29,6% e Ageas com 15,2% ocupam os dois primeiros lugares.
A incorporação formal da Liberty na Generali Seguros está prevista para o primeiro trimestre de 2025. Desde 2018, os negócios em Portugal estão a ser realizados por uma sucursal da Liberty Seguros, Compania de Seguros y Reaseguros, com sede em Espanha. Esta empresa era a base do grupo americano Liberty Mutual na Europa e tinha expressão mais relevante em Espanha, Portugal e Irlanda, tendo sido esta empresa a adquirida pelo Grupo Generali por 2,3 mil milhões de euros, operação que recebeu luz verde da Comissão Europeia em janeiro passado.
Para já está em curso a autonomização dos negócios desta Liberty Espanha, a parte nacional será totalmente refletida na sucursal portuguesa que será depois incorporada na Generali Seguros, empresa que, em 2020, resultou da mudança de denominação da Seguradoras Unidas, logo após esta ter incorporado as duas seguradoras com que a Generali operava em Portugal.
Enquanto em Portugal a aquisição resulta na marca Generali Tranquilidade, em Espanha será utilizada apenas a marca Generali e na Irlanda a decisão ainda está por tomar.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Generali Tranquilidade: O que já se sabe para além da nova imagem
{{ noCommentsLabel }}