Afinal, PIB da Zona Euro cresceu apenas 0,4% em 2023
Dados do Eurostat mostram forte desaceleração económica nos países da moeda única face ao crescimento de 3,4% que tinha sido registado em 2022.
Afinal, a economia da Zona Euro e da União Europeia apenas cresceu 0,4% em 2023, uma revisão em baixa face à estimativa inicial do Eurostat, que apontava para um crescimento de 0,5%. Esta é uma forte desaceleração face ao crescimento de 3,4% registado em 2022.
Já em termos trimestrais, o PIB manteve-se estável no quarto trimestre de 2023 tanto na área do euro como na UE, em comparação com o trimestre anterior, de acordo com a estimativa publicada pelo Eurostat, esta sexta-feira. A Zona Euro escapou assim a uma recessão técnica, já que a economia tinha contraído 0,1% no terceiro trimestre.
Portugal teve o quinto maior crescimento na União Europeia (e quarto na Zona Euro) no último trimestre do ano, com a economia portuguesa a avançar 0,8% em cadeia. À frente ficaram Dinamarca (+2%), Croácia (+1,3%), Eslovénia (+1,1%) e Letónia, também com 0,8%.
Por outro lado, as maiores diminuições foram observadas na Irlanda (-3,4%), seguida pela Estónia e pela Finlândia (ambas -0,7%).
Já em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, o PIB ajustado sazonalmente aumentou 0,1% na área do euro e 0,2% na UE no quarto trimestre de 2023, após um crescimento de 0,1% em ambas as zonas no terceiro trimestre.
O consumo privado e o investimento impulsionaram o crescimento na Zona Euro, enquanto o comércio internacional pesou na economia. Isto num contexto em que o abrandamento nas principais economias, ainda a sentir os efeitos da guerra na Ucrânia e da política monetária levada a cabo pelo Banco Central Europeu (BCE), penalizou as exportações do bloco.
Para 2024, a economia da Zona Euro deverá continuar a crescer, mas timidamente. As principais instituições internacionais têm vindo a rever em baixa as previsões para o crescimento do PIB este ano, sendo a mais recente do BCE, que reviu em baixa o crescimento na Zona Euro para 0,6% em 2024. Ainda assim, a inflação deverá abrandar mais rápido do que o esperado.
Emprego na Zona Euro cresceu 0,3% no 4º trimestre. Em Portugal caiu 0,1%
O Eurostat revela também dados para o emprego, que mostram que o número de pessoas empregadas aumentou 0,3% na área do euro e 0,2% na UE no quarto trimestre de 2023, em comparação com o trimestre anterior.
Já em Portugal, o emprego caiu 0,1% no último trimestre do ano, em comparação com o trimestre anterior. O emprego caiu em sete países da UE, sendo que as maiores descidas do emprego foram registadas na Letónia (-1,0%), Finlândia (-0,6%) e Polónia (-0,2%).
(Notícia atualizada às 10h30)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Afinal, PIB da Zona Euro cresceu apenas 0,4% em 2023
{{ noCommentsLabel }}