Altman regressa “em ombros” à administração da sua OpenAI

Depois do drama que envolveu o seu despedimento e dias depois a sua readmissão na OpenAI, Sam Altman volta a fazer parte do Conselho da Administração da empresa que ajudou a fundar em 2015.

O atual CEO da OpenAI, Sam Altman, será reintegrado ao conselho de administração da criadora do ChatGPT, que contará ainda com três novos diretores, anunciou a mais proeminente empresa de inteligência artificial do mundo em comunicado.

Uma investigação conduzida pela sociedade de advogados WilmerHale sobre os eventos que levaram à demissão de Altman em novembro chegou ao fim, levando a empresa a criar novas regras de governança e reforçar a sua política de conflito de interesses.

De acordo com informação revelada pela OpenAI, a investigação desenvolvida pela WilmerHale concluiu “a decisão do anterior Conselho de Administração [que levou ao despedimento de Altman e de Greg Brockman] não resultou de preocupações relacionadas com a segurança do produto, o ritmo de desenvolvimento, as finanças da OpenAI ou as suas declarações aos investidores, clientes ou parceiros comerciais”, mas “uma consequência de uma rutura na relação e perda de confiança entre o anterior Conselho de Administração e Altman.”

Em função desta avaliação, “o comité especial recomendou ao Conselho de Administração que aprovou a decisão de 21 de novembro de recontratar o Altman e Brockman”, que entretanto retornaram à empresa assumindo os anteriores cargos de CEO e presidente, respetivamente, e “expressou a sua total confiança na liderança contínua da OpenAI por parte do Altman e de Brockman.”

Além de Altman, co-fundador da OpenAI, entram para a administração da empresa norte-americana Sue Desmond-Hellmann, ex-CEO da Fundação Bill e Melinda Gates, Nicole Seligman, ex-presidente da Sony Entertainment, e Fidji Simo, CEO do Instacart. Os novos membros juntam-se aos atuais nomes, Adam D’Angelo, CEO do Quora, Larry Summers, ex-Secretário do Tesouro dos EUA, e Bret Taylor, ex-co-CEO da Salesforce.

Num post escrito na sua conta da rede social “X”, Altman acolheu os novos membros do Conselho de Administração e agradeceu a todos os membros da equipa “por serem resilientes (uma grande competência OpenAI!) e por se manterem concentrados durante um período difícil.”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Altman regressa “em ombros” à administração da sua OpenAI

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião