AM Best dá nota negativa a seguros para Diretores e Administradores

  • Francisca Pinto Goncalves
  • 11 Março 2024

A agência AM Best diz que os preços deste tipo de seguros têm diminuído ao mesmo tempo que as despesas das seguradoras sobres os mesmos aumentam.

A AM Best anunciou ter uma perspetiva negativa para o segmento de seguros para Diretores e Administradores (D&O) nos Estados Unidos da América. O relatório da agência de notação apontou uma diminuição dos preços dos seguros e aumento da despesa das seguradoras com este produto.

Os analistas da AM Best observam que a principal razão para a diminuição dos preços deste tipo de seguro é o crescimento da competição. Uma vez que novas empresas entram neste mercado e, não estando sobrecarregadas com sinistros antigos, continuam a aumentar a sua quota de mercado, resultando em condições altamente competitivas com as ofertas a ultrapassar a procura. Além disso, o relatório refere também que a queda das Ofertas Púbicas Iniciais (IPO) resultou numa diminuição da procura.

Quanto ao aumento da despesa mencionado pela agência, esta resulta do aumento com os custos judiciais, impulsionados pelo aumento dos riscos enfrentados pelos diretores e administradores, como, por exemplo, o aumento da inflação e taxas de juro, a volatilidade do mercado de ações, assim como “as tendências jurídicas adversas relacionadas com a inflação social e o financiamento de litígios”. Este aumento “dificultou a gestão da frequência das perdas e das tendências de gravidade para as seguradoras de D&O”, refere a AM Best.

Outros fatores negativos apontados incluem exposição às novas tecnologias e pressões regulamentares relacionadas com custos ambientais, sociais e de governação.

“O atual ambiente de fixação de preços pode revelar-se insustentável com base na evolução das perdas e na forma como essas perdas afetam os resultados de subscrição da empresa em termos prospetivos”, disse Elizabeth Bamble, sénior financial analyst da AM Best.

“Tendo em conta o impacto da inflação económica, da inflação social e do financiamento de litígios, a evolução das reservas das seguradoras de D&O no ano passado pode tornar-se adversa”, afirmou Christopher Graham, analista sénior do setor. “Até agora, neste ano, algumas empresas listadas proeminentes referiram, nas suas comunicações de lucros do quarto trimestre, que registaram um desenvolvimento adverso em determinadas linhas de negócio de acidentes.”.

Neste momento, o preço dos prémios de seguros D&O caíram 20% desde o seu pico em 2021 que registou um volume de negócios total de 14,9 mil milhões de dólares. A AM Best prevê que o prémio do ano completo de 2023 atinja os 12 mil milhões de dólares A taxa de sinistralidade no terceiro trimestre de 2023 foi de 51,5%, estando a caminho de ser o mais baixo desde 2015.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

AM Best dá nota negativa a seguros para Diretores e Administradores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião