Lobo Xavier proposto como novo chairman da EDP. Conheça os novos membros

Lobo Xavier será proposto como presidente do Conselho Geral e de Supervisão da EDP na próxima reunião dos acionistas, tal como o ECO avançou em primeira-mão.

A EDP já lançou as listas dos membros que serão propostos para o Conselho Geral e de Supervisão (CGS) da elétrica na próxima Assembleia Geral de Acionistas, assim como para a Comissão Executiva. António Lobo Xavier, tal como o ECO avançou em primeira-mão, encabeça a lista do CGS, no papel de presidente.

Além de Lobo Xavier, são novos no conselho de supervisão os nomes de Alicia Reyes Revuelta, Gonçalo Moura Martins, María José García Beato, Sandra Maria Santos, Stephen Vaughan e Lisa Frantzis.

Gonçalo Moura Martins e Sandra Santos foram dois nomes também avançados em primeira-mão pelo ECO, na passada sexta-feira. O primeiro foi presidente executivo da Mota-Engil e Sandra Santos terminou o mandato à frente da BA Glass no passado mês de fevereiro.

Alicia Revuelta aparece como mulher forte das finanças. Liderou o conselho de administração e a comissão executiva da Momentus Securities nos Estados Unidos entre 2021 e 2023, tendo anteriormente ocupado posições de liderança na Wells Fargo Securities, Olympo Capital, Barclys Capital e Bear Stearns, sempre no Reino Unido.

Stephen Vaughan tem vindo a dedicar-se, há mais de uma década, a liderar a área de consultoria de energia da Rothschild, prestando consultoria financeira a empresas do setor da energia. Durante esse período, aconselhou governos e empresas de eletricidade em mais de 100 situações e transações, em localizações dispersas por mais de 25 países, lê-se na nota bibliográfica.

Lisa Frantzis ocupou, entre 2013 e 2021, o cargo de diretora geral de uma empresa de renováveis com a atividade focada nos Estdos Unidos, a Advanced Energy United.Em simultâneo, entre 2010 e 2018, foi membro do conselho de administração da Smart Electric Power Alliance.

Do mundo do Direito o CGS traz Maria José García Beato, que atuou como Procuradora do Estado, entre outras funções, no Tribunal Superior de Justiça de Madrid, na Agência de Proteção de Dados, na Secretaria‐Geral de Comunicações e no Tribunal Nacional. Foi também diretora de Gabinete do Ministro da Justiça e subsecretária da Justiça.

Mantêm-se cinco assentos à disposição de representantes da China Three Gorges, sem nomear quem os irá ocupar. O mesmo em relação à Draursa. Repetem-se ainda os nomes de Fernando Masaveu Herrero, Zili Shao e Sofia Salgado, como membros independentes.

Desta forma, a EDP deixa de contar neste núcleo de acionistas com João Carvalho das Neves, María del Carmen Fernández Rozado, Laurie Fitch, Esmeralda da Silva Santos Dourado, Sandrine Dixson-Declève e Luís Palha da Silva.

Já a composição do Conselho de Administração Executivo fica inalterada, de acordo com a proposta divulgada esta segunda-feira. Miguel Stilwell de Andrade continua como presidente, rodeado de Rui Teixeira, responsável pelo pelouro financeiro, Vera Pinto Pereira, que lidera a área comercial, Ana Paula Marques, com a pasta da digitalização e Pedro Vasconcelos, que entrou em abril do ano passado, em substituição de Miguel Setas nas rédeas da EDP Brasil.

(Notícia atualizada pela última vez às 14h30, com mais informação)

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lobo Xavier proposto como novo chairman da EDP. Conheça os novos membros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião