Agência Portuguesa do Ambiente dá parecer favorável a construção de fábrica de baterias em Sines

  • ECO
  • 14 Março 2024

O parecer foi emitido a 7 de março e, apesar de ser favorável, contempla uma extensa lista de compromissos que a empresa chinesa terá de assumir se quiser construir a unidade industrial.

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) concedeu uma declaração de impacto ambiental favorável, ainda que condicionada, à empresa China Aviation Lithium Battery Tecnology (CALB) para construir uma fábrica de baterias para veículos elétricos em Sines, cujo investimento está estimado em 2 mil milhões de euros, avança o Expresso (acesso pago).

O parecer foi emitido a 7 de março e, apesar de ser favorável, contempla uma extensa lista de compromissos que a empresa chinesa terá de assumir se quiser construir a unidade industrial. De acordo com o semanário, em causa estão mais de 90 medidas de minimização do impacto desta unidade industrial e dezenas de elementos que a CALB terá de incluir no relatório de conformidade ambiental do projeto de execução da linha que ligará a fábrica à rede elétrica.

Na decisão, a entidade aponta ainda que Aicep Global Parques, entidade pública que gere a Zona Industrial e Logística de Sines, ficará responsável pelas as ações de desflorestação e desmatação no lote industrial onde se localizará a fábrica de baterias para veículos elétricos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Agência Portuguesa do Ambiente dá parecer favorável a construção de fábrica de baterias em Sines

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião