Izquierda Española, o novo partido de Espanha contra a amnistia e o nacionalismo

  • Joana Abrantes Gomes
  • 18 Março 2024

Nova força política quer ser uma "alternativa igualitária de esquerda" às políticas levadas a cabo pelo atual Governo espanhol, liderado por Pedro Sánchez.

Nasceu oficialmente um novo partido em Espanha. O Izquierda Española, apresentado no domingo, pretende ser uma alternativa ao Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE). “Defender a igualdade contra um Governo rendido ao nacionalismo”, realçou o seu líder, Guillermo del Valle, citado pelo Expansión.

O conceito central da ideologia do Izquierda Española é o “universalismo”, distanciando-se do “tipo de patriotismo” que diz observar na direita espanhola. É “a única esquerda que defende os direitos dos trabalhadores, um Estado social forte e que se opõe à entrega de mais privilégios aos nacionalistas e às regiões mais ricas”.

O partido recém-criado vai disputar as eleições para o Parlamento Europeu de 9 de junho. Algumas sondagens colocam-no perto de ganhar representação.

“Obrigado a todos por tornarem possível esta alternativa à resignação. Precisamos de uma esquerda que trabalhe pela igualdade entre os espanhóis e que enfrente todos os privilégios”, escreveu Guillermo del Valle na rede social X (antigo Twitter).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Izquierda Española, o novo partido de Espanha contra a amnistia e o nacionalismo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião