Huawei está no topo da lista de requerentes de patentes europeias

  • Servimedia
  • 25 Março 2024

O ano passado registou um número recorde de pedidos de patentes europeias apresentados, de acordo com o Índice de Patentes 2023 do Instituto Europeu de Patentes (IEP), recentemente publicado.

Especificamente, foram apresentados 199 275 pedidos no IEP, o número mais elevado de sempre, com um crescimento de 2,9% em relação ao ano anterior.

Os principais domínios técnicos de origem dos pedidos são a comunicação digital (incluindo as tecnologias relacionadas com as redes móveis), a tecnologia médica e a tecnologia da informação. No entanto, são os domínios relacionados com as máquinas, os aparelhos e a energia elétrica, que incluem os desenvolvimentos relacionados com as energias limpas, que registaram o maior crescimento no ano passado.

Em 2023, a empresa tecnológica Huawei continuou a liderar o ranking dos requerentes de patentes no IEP com 5.071 pedidos, mais 12,6% do que no ano anterior. Vale a pena notar que este número representa um quarto dos pedidos efetuados pela China. A Huawei foi seguida pela Samsung com 4.760 pedidos, a LG com 3.498, a Qualcomm com 3.275 e a Ericsson com 1.969.

De acordo com o Índice de Patentes, do número total de pedidos, 43% tiveram origem em empresas e inventores dos 39 Estados-Membros do IEP, enquanto 57% vieram de países fora da Europa. Os principais países que registaram patentes europeias no ano passado foram os Estados Unidos, a Alemanha, o Japão, a China e a República da Coreia. É de salientar que a Espanha apresentou 2.111 pedidos de patentes europeias no ano passado, mais 6,9% do que no ano anterior.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Huawei está no topo da lista de requerentes de patentes europeias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião