Tebas: “A Superliga destrói o ecossistema do futebol europeu. Temos de nos perguntar porque é que a Premier League, a Ligue 1 e a Bundesliga também são contra

  • Servimedia
  • 26 Março 2024

Nos últimos dias Javier Tebas, presidente da LALIGA concedeu duas entrevistas ao "El País" e ao meio de comunicação internacional "Politico", nas quais continua a alertar para os perigos da Superliga.

Florentino Pérez é um homem que tem muita influência, tem grandes estratégias, está “preocupado” com “todos os danos que pode causar ao futebol, tanto na Europa como em Espanha”, disse ao Politico. Ele tem grandes estratégias. Qual é a estratégia agora, teremos de ver, mas eu nunca o daria como morto”.

Da mesma forma, na entrevista ao “El País”, Tebas sublinha que outra competição como a Superliga teria um efeito negativo nos campeonatos nacionais, especialmente em termos de receitas audiovisuais: “Qualquer competição que se crie, nova ou gratuita, afecta sempre a liga nacional”. De facto, tal como salientado na audiência no Tribunal Provincial de Madrid, responsável pela resolução do litígio entre a LALIGA, a UEFA e a A22, o promotor da Superliga, e que o El País refere na entrevista, um relatório da KPMG afirma que a Superliga reduziria as receitas da LALIGA em 65%.

Outro aspeto abordado na entrevista ao El País e sobre o qual Tebas se debruça é a meritocracia: “A nossa competição nacional baseia-se há 30 anos no facto de algumas equipas jogarem na Europa em função dos seus resultados nessa competição. O que faz a Superliga? O que é que acontece se tivermos uma competição nacional de 38 jornadas em que sabemos antes de competir quem vai jogar na Liga dos Campeões e na Liga Europa? Que entusiasmo é que há? Que valor é que há? Que patrocinadores é que vamos arranjar? Destroem todo o ecossistema. Há que perguntar a nós próprios porque é que a Premier League, a Ligue 1 ou a Bundesliga são contra.

Por último, Tebas observou no “El País” que a nova Liga dos Campeões, apesar de ter mais jogos na próxima época, é diferente do sistema proposto pela A22: “A chave do modelo da Superliga é que não existe acesso a todas as competições europeias. Só há acesso à última, a azul. A dourada e a outra não o têm. No atual modelo da Liga dos Campeões, temos acesso a todas as competições europeias. Essa é a chave.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tebas: “A Superliga destrói o ecossistema do futebol europeu. Temos de nos perguntar porque é que a Premier League, a Ligue 1 e a Bundesliga também são contra

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião