LALIGA obtém certificações para os seus Sistemas de Gestão Anti-Suborno e de Compliance Penal

  • Servimedia
  • 2 Abril 2024

LALIGA assinala um marco significativo no seu compromisso com a integridade e a ética empresarial ao obter várias certificações no domínio da conformidade.

Especificamente, as certificações obtidas são: Sistema de Gestão Anti-Suborno de acordo com a norma ISO 37001:2017. Esta certificação internacional tem em conta o trabalho realizado pela LALIGA para prevenir o suborno e a corrupção. Desta forma, reconhece o grande trabalho realizado na implementação deste Sistema de Gestão através de uma completa autorregulação com múltiplos controlos para identificar e mitigar os riscos associados ao suborno e à corrupção.

Sistema de Gestão de Compliance Penal de acordo com a norma UNE 19601:2017: este Sistema de Gestão permite à LALIGA prevenir e gerir os riscos legais no âmbito jurídico penal nas suas operações, estabelecendo as medidas e mecanismos de controlo interno correspondentes, e a sua certificação é um bom exemplo do trabalho realizado nesta área.

Sistema de Gestão de Canais de Denúncia de acordo com a norma ISO 37002:2021: Esta certificação verifica e avaliza o trabalho realizado pela LALIGA na implementação de canais seguros através dos quais se podem comunicar irregularidades, tanto de dentro como de fora da nossa Organização, estabelecendo procedimentos eficazes e fiáveis para o tratamento destas comunicações.

O Bureau Veritas foi o organismo de certificação independente, acreditado pela Entidade Nacional de Acreditação (ENAC) para certificar os Sistemas de Gestão de Compliance Penal (UNE 19601) e Anti-suborno (ISO 37001), encarregado de avaliar e verificar se a LALIGA cumpre os requisitos estabelecidos para obter as referidas certificações.

A presidente executiva da Bureau Veritas Espanha e Portugal, Teresa Rodon, destacou “a importância das certificações obtidas pela LaLiga para os seus Sistemas de Gestão Anti-suborno, Compliance Penal e Gestão do Canal de Denúncias”. Estas certificações, segundo Rodon, não só reconhecem o compromisso da LALIGA com a integridade e a ética empresarial, mas também sublinham o trabalho exaustivo realizado para implementar sistemas de gestão eficazes que previnem o suborno, a corrupção e gerem os riscos legais, garantindo assim operações transparentes e fiáveis”.

Para Javier Tebas, Presidente da LALIGA, “o objetivo de crescimento constante da LALIGA tem de ser sustentado por um compromisso igualmente inequívoco com a transparência e a integridade na gestão. Estas três certificações vêm comprovar esse esforço contínuo de desenvolvimento em termos de ética e integridade empresarial”.

Com estas certificações, a LALIGA salientou que reforça também a sua marca, gerando confiança nos seus stakeholders e proporcionando valor para o desporto em geral, e para as suas competições em particular.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

LALIGA obtém certificações para os seus Sistemas de Gestão Anti-Suborno e de Compliance Penal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião