Marcelo convoca europeias para 9 de junho. Mais de meio milhão de eleitores serão estreantes

O Presidente da República assinou esta quinta-feira o decreto que convoca oficialmente eleições europeias para 9 de junho, com vista à eleição de 21 eurodeputados para o Parlamento Europeu.

Estão oficialmente convocadas as eleições europeias de 2024. O Presidente da República assinou esta quinta-feira o decreto que marca o sufrágio para o próximo dia 9 de junho, com vista à eleição dos 21 eurodeputados que representam Portugal no Parlamento Europeu.

“O Presidente da República assinou hoje o decreto marcando para o dia 9 de junho a eleição dos 21 deputados ao Parlamento Europeu eleitos em Portugal, data que tinha sido fixada por decisão do Conselho de Ministros da União Europeia, estando também prevista a possibilidade de votação em mobilidade”, informa Marcelo Rebelo de Sousa numa nota publicada no site da Presidência.

Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), compilados pelo Eurostat, mostram que 10,9 milhões de eleitores são chamados às urnas nestas eleições europeias e que 641.779 são cidadãos que atingiram a maioridade desde as eleições anteriores, o que significa que mais de meio milhão de portugueses votarão pela primeira vez numas europeias.

Segundo os números divulgados esta quinta-feira pelo Eurostat, o país da União Europeia com mais eleitores é a Alemanha, com 64,9 milhões de pessoas, das quais mais de cinco milhões votam pela primeira vez. Segue-se França, com quase 50 milhões de eleitores e quatro milhões de estreantes.

As eleições europeias nos 26 países do bloco vão ter lugar entre 6 e 9 de junho. Portugal vai a eleições no último dia do prazo estipulado, um domingo. A data tem causado preocupação por ser entre o feriado de 30 de maio (Corpo de Deus) e o de 10 de junho (Dia de Portugal), sendo estas historicamente as eleições menos participadas no país.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo convoca europeias para 9 de junho. Mais de meio milhão de eleitores serão estreantes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião