Banco polaco do BCP faz provisões de 118 milhões de euros no primeiro trimestre

O Bank Millennium voltou a constituir provisões para enfrentar eventuais custos legais com a conversão de créditos em francos para a moeda local. O banco espera um resultado positivo no trimestre.

O banco polaco do BCP, o Bank Millennium, anunciou que o nível de provisões estimado para fazer face a riscos legais relacionados com a conversão de créditos em francos suíços, no primeiro trimestre de 2024, situou-se em 507 milhões de zlótis (118,4 milhões de euros), segundo as previsões avançadas pelo banco em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O banco liderado por Miguel Maya continua, assim, a ter que constituir provisões associadas à conversão de empréstimos em francos suíços, que só no ano passado levou ao registo de provisões de 623 milhões de euros devido aos riscos legais.

O banco informou ainda que constituiu provisões de 41 milhões de zlótis (9,6 milhões de euros) para cobrir riscos legais relacionados com a carteira de crédito originada pelo Euro Bank, no primeiro trimestre do ano, ainda que sem impacto nos resultados líquidos.

“Assumindo a estimativa preliminar de provisões acima referida e a inexistência de outros eventos inesperados, e tendo em consideração a manutenção dos resultados positivos da atividade core, o Conselho de Administração Executivo espera que o Banco apresente um
resultado líquido positivo no 1.º trimestre de 2024″, refere o mesmo comunicado.

Os resultados do primeiro trimestre do banco polaco controlado pelo BCP serão divulgados no próximo dia 10 de maio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco polaco do BCP faz provisões de 118 milhões de euros no primeiro trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião