Banco polaco do BCP lucrou mais de 126 milhões em 2023

Bank Millennium registou no 4º trimestre de 2023 resultados positivos de 26,2 milhões de euros, apresentando assim resultados positivos nos últimos cinco trimestres, após dois anos de prejuízos.

O Bank Millennium, banco polaco controlado pelo BCP, lucrou o equivalente a 126,8 milhões de euros em 2023 (576 milhões de zlótis), uma melhoria significativa face ao prejuízo de 216,7 milhões de euros de 2022. Apesar da passagem de prejuízos a lucros, os resultados de 2023 continuam condicionados pelos encargos relacionados com a carteira de créditos hipotecários denominados em francos suíços que ascendem a 735,3 milhões de euros.

Estes resultados não foram suficientes para animar os investidores já que o BCP, que detém 50,1% do Bank Millennium, abriu a perder 0,11% para 26,50 cêntimos por ação.

“O resultado líquido de 2023, ajustado de itens específicos (relacionados maioritariamente com encargos relacionados com a carteira de créditos hipotecários denominados em francos suíços e com o proveito associado à venda da participação de 80% da Millennium Financial Services, no âmbito da parceria estratégica na área de bancassurance) aumentou de 2.239 milhões de zlótis (493,2 milhões de euros, excluindo o efeito cambial) para a 2.993 milhões de zlótis (659,3 milhões de euros), correspondendo a uma variação de 34%”, anuncia a instituição num comunicado enviado esta terça-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O BCP revela que o Bank Millennium conseguiu aumentar em 57% a margem financeira, o que corresponde à diferença entre os juros pagos dos depósitos e os juros recebidos dos contratos de crédito. Isto, ressalva o banco em comunicado, “excluindo o efeito das moratórias de crédito sobre créditos hipotecários denominados em zlótis +13% em termos homólogos e -6% no trimestre”. As receitas com comissões diminuíram 3% e os custos operacionais desceram 5%.

Em termos trimestrais, o Bank Millennium registou no quarto trimestre de 2023 resultados positivos de 115 milhões de zlótis (26,2 milhões de euros), “apresentando assim resultados positivos nos últimos cinco trimestres, após dois anos de resultados negativos”, sublinha o comunicado ao mercado.

O banco fechou o ano passado com mais clientes — mais de três milhões de clientes ativos, um aumento de 116 mil face a 2022 —, enquanto os depósitos de particulares aumentaram 11% na comparação homóloga. Já os das empresas aumentaram 5%.

Na vertente dos empréstimos a particulares estes diminuíram 2% — a queda chegou aos 5% se foram excluídos os créditos em moeda estrangeira –, mas ao nível das empresas os depósitos aumentaram 5%.

(Notícia atualizada com mais informações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco polaco do BCP lucrou mais de 126 milhões em 2023

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião